Disciplina Curricular
Metodologias e Métodos de Investigação em Turismo I MeMdIeTI
Doutoramento Bolonha em Turismo - 3_Doutoramento em Turismo (Registo SIMGES n.º R/A-EF 3474/2011/AL02)
Contextos
Grupo: 3_Doutoramento em Turismo (Registo SIMGES n.º R/A-EF 3474/2011/AL02) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Percurso Geral
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC visa ajudar na decisão sobre a metodologia e os métodos e técnicas a usar nas teses, nomeadamente quantitativos, respeitando a ética na investigação. Assim, são objetivos de aprendizagem: Ob1. compreender que diferentes objetos de estudo e questões de investigação requerem diferentes metodologias; Ob2. avaliar o valor analítico de diferentes métodos quantitativos em função das questões de investigação e posições epistemológicas e teóricas; Ob3. conhecer métodos quantitativos e de análise espacial de ponta aplicados aos estudos turísticos. Ao nível das competências, pretende-se: Ob4. desenvolver a capacidade de resolver problemas de investigação e tomar decisões; Ob5. desenvolver experiência de aplicação de métodos de recolha, técnicas de tratamento e interpretação com a utilização de software; Ob6. comunicar sobre questões científicas de forma proficientes; Ob7. conhecer e respeitar padrões éticos na investigação científica.
Programa
1. Introdução às metodologias de investigação em turismo 1.1. A epistemologia das ciências sociais e os estudos turísticos 1.2. Investigação quantitativa, investigação qualitativa e investigação de métodos mistos 1.3. A ética na investigação 2. Aquisição e análise de informação quantitativa em turismo 2.1. Fontes de dados e tipos de dados quantitativos 2.2. Métodos de amostragem e questionários 2.3. Análise estatística multivariada inferencial e preditiva 2.4. Clusters e análise de redes 3. Métodos de análise espacial 3.1. Aquisição, integração e mapeamento de dados de fontes primárias e secundárias: big e small data 3.2. Geoestatística 3.3. Modelação espacial
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação desta UC compreende os seguintes elementos: — assiduidade e participação nas atividades realizadas nas sessões (5%); — um relatório sobre um dos exercícios de exploração de software desenvolvido em sala de aula (35%); — para os/as estudantes que irão privilegiar uma abordagem quantitativa nos seus projetos doutorais, um texto de reflexão sobre os métodos e técnicas que consideram vir a utilizar, demonstrando a sua coerência com o objeto de estudo e com as eventuais questões de investigação que vão guiar a pesquisa, assim como uma descrição ex ante do seu processo de implementação, dificuldades e medidas de mitigação (60%); — para os/as estudantes que não tencionam usar métodos quantitativos, um texto de reflexão crítica sobre um dos métodos abordados na UC, com referência aos seus campos epistemológico, teórico e empírico de aplicação (60%).