Disciplina Curricular

Metodologias e Métodos de Investigação em Turismo II MeMdIeTI

Doutoramento Bolonha em Turismo - 3_Doutoramento em Turismo (Registo SIMGES n.º R/A-EF 3474/2011/AL02)

Contextos

Grupo: 3_Doutoramento em Turismo (Registo SIMGES n.º R/A-EF 3474/2011/AL02) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Percurso Geral

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta UC é auxiliar os estudantes na decisão sobre a metodologia e os métodos e técnicas a usar nos seus projetos doutorais. Assim, são objetivos de aprendizagem: Ob1. compreender que diferentes objetos de estudo e questões de investigação justificam diferentes metodologias de investigação; Ob2. avaliar o valor analítico de diferentes métodos qualitativos em função das questões de investigação e posições epistemológicas e teóricas; Ob3. conhecer métodos e técnicas de investigação qualitativa de ponta aplicados aos estudos turísticos. Ao nível das competências: Ob4. desenvolver a capacidade de resolver problemas de investigação e tomar decisões; Ob5. desenvolver experiência de aplicação de métodos de recolha e técnicas de tratamento e interpretação de dados qualitativos com a utilização de software; Ob6. comunicar sobre questões científicas de forma proficiente, descrevendo e justificando opções metodológicas; Ob7. conhecer e respeitar padrões éticos na investigação.

Programa

1. A conceção de um projeto de investigação qualitativa e de métodos mistos 1.1. Coerência das questões de investigação com os métodos 1.2. Escolha de estudos de caso 1.3. Recrutamento de participantes 1.3. Questões éticas na investigação qualitativa 2. Métodos e técnicas de recolha de dados qualitativos em turismo 2.1. Observação não participante e observação participante 2.2. Etnografias, incluindo netnografia 2.3. Entrevistas, incluindo walking interviews 2.2. Grupos de foco 2.3. Métodos visuais 2.4. Análise de discurso e análise de conteúdo 3. Métodos participativos 4. Análise e interpretação de dados qualitativos e comunicação de resultados 4.1. Arquivamento, codificação e análise de relações usando software para análise de dados qualitativos 4.2. A comunicação escrita de resultados a partir de métodos qualitativos 4.3. Vídeo e story maps

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação desta UC compreende os seguintes elementos: — assiduidade e participação nas atividades realizadas nas sessões (5%); — um relatório sobre um dos exercícios de exploração de software desenvolvido em sala de aula (35%); — para os/as estudantes que irão privilegiar uma abordagem qualitativa nos seus projetos doutorais, um texto de reflexão sobre os métodos e técnicas que consideram vir a utilizar, demonstrando a sua coerência com o objeto de estudo e com as eventuais questões de investigação que vão guiar a pesquisa, assim como uma descrição ex ante do seu processo de implementação, dificuldades e medidas de mitigação (60%); — para os/as estudantes que não tencionam usar métodos qualitativos, um texto de reflexão crítica sobre um dos métodos abordados na UC, com referência aos seus campos epistemológico, teórico e empírico de aplicação (60%).

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2 Semestre