Disciplina Curricular
Seminário Temático de pós-graduação III STp-III
Doutoramento Bolonha em Turismo - 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014)
Contextos
Grupo: 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC pretende fomentar entre os/as estudantes uma consciência de sustentabilidade forte, orientada por uma perspetiva de ecologia profunda, aplicada ao turismo. O método de ensino está muito direcionado para o desenvolvimento da reflexividade individual cientificamente informada e do sentido crítico, procurando treinar e aperfeiçoar em especial as competências de leitura e interpretação de bibliografia científica avançada. Por outro lado, parte da UC é usada para apoiar a preparação dos projetos de tese dos/das estudantes, procurando integrar nesses projetos a dimensão da sustentabilidade. Assim, são objetivos de aprendizagem desta UC: Ob1. desenvolver uma atitude crítica informada sobre as implicações societais e ambientais do turismo, orientada por uma perspetiva de ecologia profunda; Ob2. compreender a relação do turismo com a Grande Aceleração do Antropoceno; Ob3. discutir o turismo de uma perspetiva da ecologia política e de crítica ao modelo desenvolvimentista; Ob4. integrar uma perspetiva de sustentabilidade forte na investigação em turismo. Ao nível das competências, pretende-se que os e as estudantes desenvolvam as capacidades de: Ob5. interpretar e discutir bibliografia científica avançada e de ponta; Ob6. trabalhar e investigar autonomamente; Ob7. comunicar e debater com elevada proficiência.
Programa
1. Sustentabilidade e turismo sustentável 2. Turismo e limites: capacidade de carga, ‘sobreturismo’ e decrescimento 3. Turismo e natureza: da ecologia política aos estudos multiespécie no turismo 4. Turismo e emergência climática no Antropoceno
Métodos de ensino e avaliação
Nesta UC privilegia-se um modelo de ensino ativo, centrado nas aprendizagens autónomas dos/das estudantes, no qual o/a docente tem um papel apenas de moderador e facilitador dos processos de aquisição de conhecimento. A estratégia de ensino-aprendizagem consiste no fornecimento prévio de um conjunto de textos para leitura autónoma dos/das estudantes fora da sala de aula, e depois na sua apresentação e discussão nas aulas sob moderação do/da docente. Ao mesmo tempo, algumas sessões são dedicadas à monitorização da preparação dos projetos de tese e comentário. Avaliação: 50% da avaliação corresponde ao projeto de tese. Os restantes 50% são obtidos pela discussão de textos nas aulas (25%) e um ensaio escrito de reflexão sobre o modo como o conceito e perspetiva da sustentabilidade foi integrado no desenho do projeto de tese (25%). O projeto de tese é discutido por um painel que integra o Coordenador do Doutoramento, o/a tutor/a designado/a para acompanhar a preparação do projeto de tese, e um/uma arguente nomeada pelo Conselho Científico do IGOT sob proposta da Comissão Científica do Programa Doutoral.