Disciplina Curricular
Seminário de Inovação em Turismo SIT
Doutoramento Bolonha em Turismo - 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014)
Contextos
Grupo: 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
15.0 (para cálculo da média)
Objectivos
São objetivos desta unidade curricular dar a conhecer e refletir sobre as novas teorias, temáticas e práticas de reflexão e intervenção relativas à compreensão, gestão e vivência do turismo, bem como os novos problemas e desafios a enfrentar, deduzidos das dimensões do fenómeno turístico, através de um modelo “letivo” que articula a exposição e o debate. As competências a adquirir incluem: • Tendências e desafios. • Conhecer a dinâmica e características dos processos de inovação em turismo; • Identificar casos relevantes de aplicação de métodos, processos, estratégias inovadoras em turismo; • Compreender e problematizar a importância dos processos de inovação na produção e consumo turísticos; • Enquadrar o papel dos diferentes operadores e atores do fenómeno turístico enquanto agentes promotores/inibidores de inovação.
Programa
Esta unidade curricular tem como tema central a inovação (conceito, natureza/diversidade, dinâmica, características, operacionalização, contestação) enquanto processo aplicado ao sistema turístico. Pressupõe um conjunto de diversas sessões temáticas onde, partindo das questões da Inovação e da Mudança – seja nas diferentes dimensões societais, seja nas vertentes discursivas e temáticas, teóricas e técnicas – se apresenta e discute a sua operacionalização ao campo do Turismo, tanto nas expressões materiais do fenómeno, como nos discursos sobre a sua prática e o seu estudo. Trata-se de, entendendo o turismo como fenómeno social total e corpo complexo de práticas e atividades periciais que comportam, entre outras, dimensões sociais, económicas, tecnológicas, políticas e de gestão organizacional, conhecer e refletir sobre as mudanças e inovações ocorridas nas referidas dimensões e suas particulares implicações para o campo turístico. Pressupõe, assim, uma visão sistémica, tanto ao nível do que se considera inovação – tecnológica, comportamental, de processos, imagem/comunicação – como das diferentes dimensões do turismo: o mercado (procura/consumidores, oferta/prestadores de serviços); os seus protagonistas; as políticas públicas; o território. Constituem temáticas a enquadrar na discussão sobre Inovação em Turismo, entre outras, as seguintes: • Perspetivas e conceitos • Produtos turísticos • Modelos empresariais • Mercados e segmentos de mercado • Espaços e lugares turísticos • Políticas sectoriais e territoriais • Inovação social • Tecnologia, sociedade do conhecimento e “redes” • Governança e direitos humanos • Tendências e desafios.
Métodos de ensino e avaliação
• A avaliação terá em conta dois elementos: participação nas sessões (ponderação de 2); ensaio individual de reflexão crítica de teor científico sobre qualquer um dos temas abordados nas sessões e sua conexão com a problemática genérica da Inovação em Turismo (cerca de 6.000 palavras) (ponderação de 8). Este ensaio deverá ser entregue em condições de ser submetido para publicação em periódico especializado e com peer review, utilizando as regras editoriais da Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia. • A entrega do ensaio far-se-á até 15 dias após a última sessão deste seminário, ou em data a combinar.