Disciplina Curricular

Seminário Temático de pós-graduação II STp-II

Doutoramento Bolonha em Turismo - 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014)

Contextos

Grupo: 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

Período:

Peso

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC visa abrir novas perspetivas sobre a gestão de destinos turísticos, explorando as relações entre turismo, planeamento e território. A UC está especialmente orientada para estudar as consequências do desenvolvimento turístico na transformação dos territórios, as suas potencialidades no desenvolvimento de regiões vulneráveis e marginais, assim como em discutir medidas de política e ações inovadoras para um desenvolvimento sustentável do turismo. O método de ensino está orientado para estimular a reflexão crítica sobre casos de estudo e experiências. Sistematizando, são objetivos de aprendizagem desta UC: Ob1. examinar o turismo desde a ótica da produção dos destinos e não só como uma atividade de consumo; Ob2. conhecer as noções básicas, perspetivas evolutivas e tendências atuais associadas ao desenvolvimento e planeamento turístico; Ob3. refletir sobre o contributo do planeamento e do design espacial para a co-criação de experiências turísticas; Ob4. desenvolver uma compreensão integrada dos impactes do turismo na produção do espaço urbano, com destaque para as mudanças recentes produzidas pela “economia de plataforma”, a partir da perspetiva da economia política; Ob5. discutir possibilidades de desenvolvimento de áreas rurais a partir do turismo, com destaque para o papel de festivais de pequena escala e seu potencial para criar capital social em áreas de baixa densidade. Ao nível das competências, pretende-se que os/as estudantes: Ob6. compreendam a utilidade e apliquem métodos e técnicas colaborativas e participativas no planeamento e gestão espacial do turismo; Ob7. conheçam e experimentem novas ferramentas digitais de interpretação, planeamento e co-criação de experiências turísticas; Ob8. expandam e desenvolvam a análise crítica; Ob9. desenvolvam as competências em termos de recolha, análise e síntese da informação e de divulgação do conhecimento.

Programa

1. Planeamento e desenvolvimento turístico 1.1. Perspetiva sistémica em turismo 1.2. Planeamento e ordenamento do território como suporte ao desenvolvimento 1.3. Planeamento turístico em Portugal 2. Planeamento e Design de Experiências Turísticas 2.1. A economia das experiências 2.2. A co-criação de experiências turísticas e o planeamento espacial 2.3. Novas ferramentas para o planeamento e o design espacial: biodeteção 3. Turismo, urbanização e transformação urbana 3.1 Airbnb e a touristificação das cidades. 3.2. Turismo e transformação dos espaços de consumo 3.3. Urbanização turística e território 4. Turismo e desenvolvimento local em territórios de baixa densidade 4.1 Turismo criativo como ferramenta de desenvolvimento local 4.2 Mini-laboratório de prototipagem para turismo criativo

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino-aprendizagem implementada nesta UC combina sessões expositivas, como as iniciais, em que o/a docente explora as relações entre turismo, planeamento e território, e sessões teórico-práticas em que os estudantes são convidados a refletir sobre casos de estudo ou a praticar e a refletir criticamente sobre metodologias inovadoras e experimentos em sala de aula (e.g. utilização de biodetetores e aplicação de biodeteção participativa nas sessões que correspondem aos conteúdos do pontos ,2.3, ou a prototipagem de uma experiência de turismo criativo). Além disso, estudos de caso internacionais são observados e os/as estudantes são solicitados/as a analisar seções de relatórios, realizar pesquisas online e a refletir criticamente sobre as experiências em discussão. Avaliação: 1. Ensaio escrito sobre um dos capítulos do programa, incluindo revisão da literatura e análise crítica de um estudo de caso (até 4.000 palavras) — 80% 2. Vídeo de resumo sobre o ensaio escrito (até 2 minutos.) — 10% 3. Participação nos debates nas aulas — 10%

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre