Disciplina Curricular
Seminário de Metodologias de Investigação SMI
Doutoramento Bolonha em Turismo - 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014)
Contextos
Grupo: 2_Doutoramento em Turismo (Despacho n.º 12240/2014) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Relacionar teorias, conceitos e instrumentos de análise de forma adequada ao desenvolvimento de investigação científica; - Conceber um projeto de investigação no contexto do Turismo; - Refletir sobre a relação entre a teoria e a prática da investigação científica. Competências: - Fundamentação epistemológica - Desenho e condução do processo de investigação - Comunicação e divulgação de resultados científicos.
Programa
1. Reflexões sobre a ciência e o conhecimento científico 1.1 Modelos epistemológicos, paradigmas e discursos sobre a ciência 1.2 A investigação científica e os seus métodos 1.3 Tipos de investigação científica e abordagens ao problema em estudo em função de objetos, objetivos e contextos de investigação 1.4 A investigação e os discursos científicos no campo do turismo. 2. Conceção de um projeto de investigação 2.1 As etapas da investigação científica 2.2 Questões-chave no planeamento de um projeto de investigação 2.3 Natureza e especificidades da investigação em Turismo. 3. Recolha, tratamento e interpretação de dados 3.1 Campo de análise e unidades de observação 3.2 Elaboração de instrumentos de observação 3.3 Definição e construção de indicadores 3.4 População e definição de amostras 3.5 Métodos e técnicas de recolha de dados 3.6 Tratamento da informação 3.7 Analise e interpretação da informação. 4. Aplicações ao caso da investigação em Turismo 4.1 Estratégias de investigação qualitativas 4.2 Estratégias de investigação quantitativas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação proposta aos estudantes focaliza-se na análise crítica das opções metodológicas de uma Tese de Doutoramento em Turismo. A classificação final será a média ponderada de dois elementos de avaliação: relatório escrito (60%) e apresentação oral (40%).