Disciplina Curricular

Teorias em Geografia Humana TGH

Doutoramento Bolonha em Geografia - 8_Doutoramento em Geografia (Despacho 1474/2018)

Contextos

Grupo: 8_Doutoramento em Geografia (Despacho 1474/2018) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Planeamento Regional e Urbano > Optativas

Período:

Grupo: 8_Doutoramento em Geografia (Despacho 1474/2018) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Geografia Regional > Optativas

Período:

Grupo: 8_Doutoramento em Geografia (Despacho 1474/2018) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Geografia Humana > Optativas

Período:

Grupo: 8_Doutoramento em Geografia (Despacho 1474/2018) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Ensino da Geografia > Optativas

Período:

Grupo: 8_Doutoramento em Geografia (Despacho 1474/2018) > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Ciências da Informação Geográfica > Optativas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: Compreender a relevância da teoria para o trabalho de investigação aplicada de alto nível; Incutir o pensamento crítico no estudo da Geografia Humana; Compreender e debater a evolução das correntes de pensamento geográfico, incluindo as tendências recentes; Perceber a evolução dos elementos fundamentais do pensamento geográfico português. Competências: Entender a teoria como parte inerente da praxis geográfica, bem como o seu papel na forma como os geógrafos veem o mundo e conceptualizam os problemas; Adquirir capacidades para discutir e aplicar os conceitos-chave da Geografia Humana no âmbito do trabalho de investigação em Geografia; Desenvolver capacidades para questionar, problematizar e aplicar formas de pensamento crítico aos trabalhos de investigação em Geografia.

Programa

Geografia Humana, Geografia e Ciência: a relevância da ciência e da teoria Geografia na Modernidade Ambientalismo na Geografia Humana. O neopositivismo na Geografia Humana. As críticas ao neopositivismo. As Geografias Radicais e a Geografia Humanista. O pós-estruturalismo e o pós-modernismo em Geografia Humana. Pensamento feminista, perspetivas pós-coloniais e teoria não representacional em Geografia Geografia Portuguesa e geografias lusófonas: pensamento geográfico e reflexões

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino privilegiam a discussão nas sessões de contacto, resumindo-­se a aulas expositivas ao enquadramento do tópico. Essas aulas são obrigatórias para todos os estudantes. As discussões nas sessões baseiam-­se numa lista de leituras disponível no início do curso. Estas discussões combinam (i) a preocupação com a aplicação de conceitos da geografia, (ii) a formação de um juízo crítico sobre o trabalho feito por geógrafos/as, (iii) o desenvolvimento de ideias originais próprias em resposta às aulas, leituras e discussão de textos. Elementos de avaliação: Apresentação e discussão na aula de textos de obras fundamentais do pensamento em Geografia Humana (doc. escrito ou slides); 1 Ensaio sobre o pensamento teórico em Geografia Humana com apresentação e discussão (máximo 5.000 palavras); Presenças e participação nos diálogos e debates em aula.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre