Disciplina Curricular
Geografia e Género num Contexto Global GGnCG
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano > Opção de Formação na Área de Docência
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Compreender a importância da inclusão da dimensão "género" nas análises geográficas. • Conhecer conceitos chave em ‘geografia do género’. • Compreender a capacidade analítica das categorias ‘género’ e 'feminismo'. • Reconhecer a relevância da investigação em geografia através da perspetiva de género, das sexualidades e do feminismo. • Conhecer as críticas e contribuições para a inclusão da perspetiva de género, e do feminismo na geografia e desafios atuais. • Contribuir para o conhecimento da relação das pessoas (corpos) com os lugares, no espaço público e privado, e em diversas escalas geográficas. • Aplicar metodologias de investigação dos estudos de género e feministas. Competências: • Desenvolver aptidões para reformular investigações geográficas através da incorporação da perspetiva de género. • Aprofundar a capacidade de reflexão, análise, discussão e interpretação, individualmente e em grupo. • Desenvolver aptidões de cidadania inclusiva.
Programa
Tema 1. Geografia e Género: conceitos, abordagens teóricas e metodológicas. Tema 2. Género, espaço e lugar: quadros de vida quotidiana em áreas urbanas e rurais. Tema 3. Género, território, ambiente e desenvolvimento. Tema 4. Género e território: do local ao global e as geografias pós-coloniais. (Aviso: as aulas são ministradas em língua portuguesa)
Métodos de ensino e avaliação
Regime normal: 30%. Ensaio individual curto escrito em aula, sem consulta, abordando transversalmente os temas. 60%. Trabalho de grupo (3-4 estudantes): preparação (40%) e execução (20%) de uma “Jane Walk”. 10%. Participação em debates, qualidade das intervenções, fundamentação das opiniões, regularidade e pontualidade nas entregas. Regime especial: um exame escrito individual sobre os temas incluídos nas leituras obrigatórias (80%), e uma discussão oral obrigatória (20%). Época Específica: para estudantes com possibilidade de acesso à época adicional de avaliação, esta será efetuada através de um trabalho individual (70%) e com discussão oral (30%).