Disciplina Curricular

Tendências de Transformação das Cidades e Regiões TTCR

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Usar corretamente os conceitos chave das temáticas abordadas: cidade, região urbana, cidade inteligente, segregação sócio-espacial, fragmentação urbana, (híper-)diversidade cultural, turistificação. - Descrever as principais dinâmicas da urbanização (da cidade à região urbana) e os processos económicos e sociais que lhes estão subjacentes. - Analisar casos de estudo ilustrativos das tendências e processos de mudança na forma e na estrutura das cidades. - Analisar criticamente as políticas concebidas para lidar com os desafios colocados pela globalização, a diversidade da população e as novas condições de competitividade das cidades e regiões urbanas. - Desenvolver o pensamento crítico através da resolução de problemas ligados às dinâmicas de transformação demográfica, económica e social das cidades. - Recolher, organizar e sintetizar informação sobre questões de recomposição económica, social cultural das áreas urbanas. - Desenvolver argumentos lógicos de suporte à resolução dos problemas investigados. - Cooperar com os colegas na resolução de problemas e na tomada de decisões. - Analisar problemas mediante a identificação de questões, a inventariação de hipóteses, a avaliação do potencial e limitações das soluções e a opção pela(s) mais adequada(s).

Programa

O seminário Tendências de Transformação das Cidades e Regiões constitui uma iniciação à abordagem das tendências da recomposição demográfica, económica e social das cidades e regiões, com destaque para os problemas de incidência territorial. Através de um conjunto de palestras, da leitura ativa de textos de referência e da resolução de problemas, ancorados em trabalho empírico, os alunos são convocados a desenvolverem o conhecimento sobre estas temáticas, bem como um conjunto de soft skills, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho em equipa, a capacidade de comunicação ou a escrita colaborativa. No estudo de caso, uma ênfase particular será dada aos desafios que a globalização, a diversidade cultural, a turistificação, a gentrificação e os processos de produção pós-fordista levantam à governança das cidades e ao desenho de políticas fomentadoras da competitividade, da inclusão, da resiliência e da sustentabilidade urbana.

Métodos de ensino e avaliação

Regime normal: Resolução de um problema em equipa, ancorado em trabalho de campo, com as seguintes componentes: Desenho da investigação (25%), Recolha, tratamento e análise da informação (25%), Apresentação oral dos resultados (25%), Relatório escrito da investigação (25%). Regime especial: Apresentação, escrita e oral, de um ensaio sobre um problema, objeto de abordagem no programa do seminário (50% + 50%). Época específica: Exame oral, com uma duração de 30 minutos, sobre os conhecimentos substantivos, processuais e procedimentais estruturantes das aprendizagens que se espera que os estudantes tenham adquirido com a investigação e o trabalho de equipa, promovidos pelo conjunto de sessões do seminário. (100%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre