Disciplina Curricular

Recursos, População e Conflitos RPC

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Interpretar os processos de transformação dos territórios e da sociedade, na defesa pelos recursos naturais. - Compreender os conflitos como parte integrante dos processos de desenvolvimento. - Combinar conteúdos teóricos com experiências concretas (análise de estudos teóricos e de casos de estudo). - Estimular a análise de processos de difusão, comunicação e participação cidadã geradores de conflitos e de negociação, de dinâmicas de inovação territorial. - Promover a cooperação e a inclusão através de trabalho colaborativo. Competências: - Apreensão de conceitos de conflito e parceria integrados em determinado sistema social, ambiental e territorial. - Aptidão para demonstrar conhecimento sobre diferentes noções de governança e interpretação dos sistemas de governança, seus atores e instrumentos. - Capacidade de conceptualizar, interpretar criticamente e avaliar os conflitos ambientais e socioterritoriais. - Competência para debater e cooperar nas tarefas atribuídas.

Programa

Examinam-se processos de transformação espacial que envolvem atores inseridos em sistemas de governança, com interesses divergentes e comprometidos com estratégias específicas de desenvolvimento. Numa perspetiva ampla, explora-se entre outras, a teoria dos jogos, o dilema do prisioneiro, a tragédia dos comuns, os conceitos de sustentabilidade ambiental, resiliência, urbanismo verde, território, desenvolvimento, conflito, competição, cooperação, coevolução, governança, democracia participativa e representativa, concertação, parceria e coligação. Numa abordagem mais específica, são discutidos projetos de desenvolvimento, e a governança para a conservação e proteção ambiental. Avalia-se a sua importância na transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia ativa utilizada na UC de RPC coloca os discentes no centro do processo e estimula a sua autonomia, enquanto a professora se torna mediadora. Seguindo essa metodologia, a UC procura aliar tecnologia e educação/conhecimento, pois o mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento individual, auxiliando em atividades e dinâmicas como jogos, vídeos e pesquisas. Com os debates são estimulados, os/as alunos/as também são estimulados a expressar suas opiniões (fundadas), o que aumenta seu sentido crítico. Regime normal: Uma apresentação oral (40%) e um trabalho escrito sobre o tema abordado/discutido na apresentação oral (60%). Regime especial: Um teste escrito individual sobre os temas abordados/discutidos (40%), e uma discussão oral (60%). Época específica: Para os/as estudantes com possibilidade de acesso ao período de avaliação adicional, esta será efetuada através de um trabalho individual (70%) e com uma discussão oral (30%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre