Disciplina Curricular
Recursos, População e Conflitos RPC
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Interpretar os processos de transformação dos territórios e da sociedade na defesa do planeta. - Compreender os conflitos como parte integrante dos processos de desenvolvimento. - Combinar conteúdos teóricos com experiências concretas (análise de estudos teóricos e de casos de estudo). - Estimular a análise de processos de difusão, comunicação e participação cidadã geradores de conflitos, de negociação, e de dinâmicas de inovação territorial. - Promover a cooperação e a inclusão através de trabalho colaborativo. Competências: - Apreensão de conceitos de conflito e parceria integrados em determinado sistema social, ambiental e territorial. - Aptidão para demonstrar conhecimento sobre diferentes noções de governança e interpretação dos sistemas de governança, seus atores e instrumentos. - Capacidade de conceptualizar, interpretar criticamente e avaliar os conflitos ambientais e socioterritoriais. - Competência para debater e cooperar nas tarefas atribuídas.
Programa
Alerta: as aulas são ministradas em língua portuguesa. Examinam-se processos de transformação espacial que envolvem atores inseridos em sistemas de governança, com interesses divergentes e comprometidos com estratégias específicas de desenvolvimento. Numa perspetiva ampla, explora-se, entre outras, a teoria dos jogos, o dilema do prisioneiro, a tragédia dos comuns, os conceitos de sustentabilidade, resiliência, território, desenvolvimento, conflito, competição, cooperação, coevolução, governança, democracia participativa e representativa, concertação, parceria e coligação. Numa abordagem mais específica, são discutidos projetos de desenvolvimento, e a governança para a conservação e proteção ambiental. Avalia-se a sua importância na transformação da sociedade, dos recursos e dos territórios.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia ativa utilizada na UC de RPC estimula a autonomia dos/as estudantes, enquanto a docente assume o papel de mediadora. Avaliação em Regime normal: 30%. Conjunto de pequenas fichas/reflexões individuais (1 página) sobre textos/vídeos (ou outras fontes) indicados/propostos quinzenalmente (mínimo 3), com breve apresentação, quando solicitado. 50%. Elaboração de um policy brief (em grupo) baseada num caso real, usando dados (estatísticas, mapas, indicadores). Inclui apresentação oral de 15 minutos + debate com a turma. 20%. Participação Ativa e Tarefas Semanais: contributo para debates, qualidade das intervenções, entrega pontual das tarefas. Avaliação em Regime especial: Um teste escrito individual sobre os temas abordados/discutidos (40%), e uma discussão oral (60%). Época específica: Para os/as estudantes com possibilidade de acesso ao período de avaliação adicional, esta será efetuada através de um trabalho individual (70%) acompanhada de uma discussão oral (30%).