Disciplina Curricular

Didática da Geografia DGeogr

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: Discutir o papel da educação geográfica na formação de jovens. Identificar conceitos, conteúdos e metodologias que devem orientar a aprendizagem da Geografia Identificar a inserção da disciplina de Geografia no sistema educativo português Discutir as Aprendizagens Essenciais, enquanto principal referente curricular Problematizar a melhor utilização dos manuais escolares na disciplina de Geografia Discutir a importância da geografia na educação do futuro, nomeadamente para o mundo tecnológico, o desenvolvimento sustentável e a cidadania Competências: Utilizar corretamente os conceitos-chave da geografia na planificação e no processo de ensino-aprendizagem. Analisar criticamente os principais textos programáticos Avaliar corretamente manuais escolares

Programa

1. CONTRIBUTOS PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA REFLEXIVA 1.1. Alguns conceitos organizadores 1.2. O valor formativo da disciplina de Geografia 1.3. A proposta metodológica de Mérenne-Schoumaker 1.4. A institucionalização do ensino da disciplina no século XIX 1.4.1. Principais ciclos da disciplina de Geografia em Portugal 2. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO 2.1. A atual organização curricular da Geografia no sistema educativo português 2.2. Programas escolares: conceitos pedagógicos e científicos 2.3. Livros escolares: enquadramento institucional e critérios de avaliação 3. GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO FUTURO 3.1. Sustentabilidade, tecnologias e cidadania - perspetivas.

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de avaliação de conhecimentos e respetiva ponderação Regime normal Um blogue reflexivo individual sobre as sessões da UC, eventos e notícias relativas ao ensino de Geografia (50%), um trabalho de grupo (até 3 elementos) relativo a um nível letivo (50%) Regime especial Teste sobre os conteúdos da UC (50%) e um trabalho individual sobre um nível letivo (50%) Época específica Os alunos com acesso ao período de avaliação adicional realizarão um teste (60%) e um trabalho individual sobre um nível letivo (40%)

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre