Disciplina Curricular
Didática da Geografia DGeogr
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Discutir o papel da educação geográfica na formação de jovens. Identificar conceitos, conteúdos e metodologias que devem orientar a aprendizagem da Geografia Identificar a inserção da disciplina de Geografia no sistema educativo português Discutir as Aprendizagens Essenciais, enquanto principal referente curricular Problematizar a melhor utilização dos manuais escolares na disciplina de Geografia Discutir a importância da geografia na educação do futuro, nomeadamente para o mundo tecnológico, o desenvolvimento sustentável e a cidadania Competências: Utilizar corretamente os conceitos-chave da geografia na planificação e no processo de ensino-aprendizagem. Analisar criticamente os principais textos programáticos Avaliar corretamente manuais escolares
Programa
1. CONTRIBUTOS PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA REFLEXIVA 1.1. Alguns conceitos organizadores 1.2. O valor formativo da disciplina de Geografia 1.3. A proposta metodológica de Mérenne-Schoumaker 1.4. A institucionalização do ensino da disciplina no século XIX 1.4.1. Principais ciclos da disciplina de Geografia em Portugal 2. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO 2.1. A atual organização curricular da Geografia no sistema educativo português 2.2. Programas escolares: conceitos pedagógicos e científicos 2.3. Livros escolares: enquadramento institucional e critérios de avaliação 3. GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO FUTURO 3.1. Sustentabilidade, tecnologias e cidadania - perspetivas.
Métodos de ensino e avaliação
Métodos de avaliação de conhecimentos e respetiva ponderação Regime normal Um blogue reflexivo individual sobre as sessões da UC, eventos e notícias relativas ao ensino de Geografia (50%), um trabalho de grupo (até 3 elementos) relativo a um nível letivo (50%) Regime especial Teste sobre os conteúdos da UC (50%) e um trabalho individual sobre um nível letivo (50%) Época específica Os alunos com acesso ao período de avaliação adicional realizarão um teste (60%) e um trabalho individual sobre um nível letivo (40%)