Disciplina Curricular

Iniciação à Prática Profissional I IPP-I

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Prática Profissional

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem presente a organização geral de Iniciação à Prática Profissional, com Regulamento próprio. A sua concretização adapta-se, naturalmente, ao contexto da pandemia. Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos: . identificar as principais caraterísticas e o funcionamento de dois Agrupamentos Escolares ou Escolas . Planificar a atividade letiva no longo, médio e curto prazo . Iniciar a observação das práticas escolares . Realizar atividades pontuais de lecionação em sala de aula Nesta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: . Utilizar uma terminologia adequada relacionada com a Prática Profissional . Conceber instrumentos elementares de observação da prática profissional . Discutir a organização e gestão da aula de Geografia no âmbito da prática letiva . Observar criticamente aulas dos orientadores cooperantes e dos colegas . Iniciar atividades de lecionação e avaliação escolar em escolas do ensino básico e secundário

Programa

1. A Iniciação à Prática Profissional e o seu enquadramento curricular no Mestrado em Ensino de Geografia. 2. O Agrupamento Escolar e a Escola. Os principais instrumentos de gestão e planificação. A oferta formativa, projetos e outras atividades. Principais caraterísticas dos alunos. 3. A planificação da aula de Geografia. As fases de desenvolvimento de uma aula. O diálogo com os alunos. Perguntas abertas e fechadas, dirigidas à turma e aos alunos. 4. A planificação em Geografia: a planificação de curto prazo; a planificação de médio prazo; a planificação de longo prazo 5. A observação educativa, com particular incidência na sala de aula 6. A construção dos relatórios de observação. Princípios e metodologia.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos serão avaliados com base no relatório de observação das práticas escolares (60%), no parecer dos professores cooperantes (20%) e no blogue que vão construindo sobre as aprendizagens em IPPI (20%). A avaliação final será ponderada pela avaliação contínua desenvolvida ao longo da unidade didática. Pelo trabalho presencial desenvolvido nas escolas, nesta Unidade Curricular não há Regime de Avaliação Especial.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre