Disciplina Curricular
Iniciação à Prática Profissional I IPP-I
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Prática Profissional
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem presente a organização geral de Iniciação à Prática Profissional, com Regulamento próprio. A sua concretização adapta-se, naturalmente, ao contexto da pandemia. Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos: . identificar as principais caraterísticas e o funcionamento de dois Agrupamentos Escolares ou Escolas . Planificar a atividade letiva no longo, médio e curto prazo . Iniciar a observação das práticas escolares . Realizar atividades pontuais de lecionação em sala de aula Nesta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: . Utilizar uma terminologia adequada relacionada com a Prática Profissional . Conceber instrumentos elementares de observação da prática profissional . Discutir a organização e gestão da aula de Geografia no âmbito da prática letiva . Observar criticamente aulas dos orientadores cooperantes e dos colegas . Iniciar atividades de lecionação e avaliação escolar em escolas do ensino básico e secundário
Programa
1. A Iniciação à Prática Profissional e o seu enquadramento curricular no Mestrado em Ensino de Geografia. 2. O Agrupamento Escolar e a Escola. Os principais instrumentos de gestão e planificação. A oferta formativa, projetos e outras atividades. Principais caraterísticas dos alunos. 3. A planificação da aula de Geografia. As fases de desenvolvimento de uma aula. O diálogo com os alunos. Perguntas abertas e fechadas, dirigidas à turma e aos alunos. 4. A planificação em Geografia: a planificação de curto prazo; a planificação de médio prazo; a planificação de longo prazo 5. A observação educativa, com particular incidência na sala de aula 6. A construção dos relatórios de observação. Princípios e metodologia.
Métodos de ensino e avaliação
Os alunos serão avaliados com base no relatório de observação das práticas escolares (60%), no parecer dos professores cooperantes (20%) e no blogue que vão construindo sobre as aprendizagens em IPPI (20%). A avaliação final será ponderada pela avaliação contínua desenvolvida ao longo da unidade didática. Pelo trabalho presencial desenvolvido nas escolas, nesta Unidade Curricular não há Regime de Avaliação Especial.