Disciplina Curricular

Iniciação à Prática Profissional II IPP-II

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Prática Profissional

Período:

Peso

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: 1. Conhecer as atividades profissionais de um/a docente no Grupo disciplinar, da Escola e do Agrupamento 2. Planificar uma sequência didática e conceber os recursos educativos necessários para a sua implementação. 3. Assegurar a lecionação de uma sequência didática sob a supervisão do/a orientador/a cooperante. 4. Conceber e implementar atividades escolares mobilizadoras e que vão ao encontro dos interesses dos alunos 5. Reformular as práticas escolares em função dos resultados obtidos 6. Desenvolver a reflexão crítica sobre os diferentes componentes inerentes ao processo de ensino aprendizagem Competências 1. Formulação de estratégias de ensino e aprendizagem, construção de recursos didáticos inovadores, sua implementação e avaliação. 2. Gestão eficaz da relação pedagógica no contexto de sala de aula 3. Elaboração de um relatório coerente e reflexivo sobre as práticas escolares 4. Desenvolvimento de competências de investigação – ação sobre a prática letiva supervisionada

Programa

1. Elaboração do Plano de Formação Individual (objetivos, atividades) 2. Aprendizagens Essenciais e Programas 2.1 – Breve revisão de objetivos, competências e conteúdos disciplinares 2.2 - As metodologias de ensino. 3. Apoio à planificação letiva 3.1 – Instrumentos de observação de aulas e sua análise 3.2- Construção de planificações anuais, de unidades didáticas e de planos de aula (apoio) 3.3- Definição de estratégias adequadas à operacionalização das planificações efetuadas. 3.4 - Os momentos de avaliação formativa e sumativa. 4. Lecionação de sequências didáticas 4.1-Lecionação de aulas numa escola cooperante 4.2-Reflexão crítica sobre as atividades implementadas 5. A construção do relatório da IPPII 5.1- As componentes do relatório da IPPII. 5.2 - Os princípios e as finalidades orientadoras da elaboração do relatório

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação Normal: - Relatório individual sobre as atividades desenvolvidas (observação, planificação, sequencia lecionada, recursos didáticos, avaliação e colaboração na escola e em sala de aula) (60%) - Relatório de avaliação formativa sobre o mestrando (realizado pelo/a orientador/a cooperante) (30%) - Portfolio de atividades desenvolvidas – sessões de IPP2, participação em conferências e colóquios (10%) Avaliação alternativa: Não está prevista devido ao carácter prático da unidade curricular (prática de ensino supervisionado numa turma)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre