Disciplina Curricular

Aprendizagem Baseada em Problemas ABP

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano > Opção de Formação Didática Específica

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina consiste numa introdução à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. Através da vivência de diferentes experiências ligadas a problemas sociais e ambientais, e um contexto de aprendizagem centrado na resolução de problemas, os estudantes são convocados a desenvolverem o conhecimento sobre o potencial desta metodologia ativa de ensino centrada nos alunos na promoção das aprendizagens significativas e transformadoras na geografia escolar. Além dos conteúdos de substância ligados à ciência geográfica e processuais relacionados com a metodologia ABP, espera-se ainda que as experiências de aprendizagem ofertadas aos estudantes contribuam ativamente para o desenvolvimento de um leque diversificado de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.

Programa

- Usar corretamente conceitos chave da geografia na resolução de problemas - Levantar questões relevantes do ponto de vista da educação geográfica - Conceber cenários potenciadores do desenvolvimento de aprendizagens significativas - Desenvolver o pensamento crítico através da resolução de problemas da geografia escolar. - Recolher, organizar e sintetizar informação e mobilizar a mesma na construção de experiências de aprendizagem - Desenvolver argumentos lógicos na defesa de ideias nas discussões de grupo - Comunicar com eficácia pensamentos e ideias sobre problemas geográficos - Cooperar ativamente com os colegas na resolução de problemas. - Analisar problemas mediante a identificação de questões, a inventariação de hipóteses, a avaliação do potencial e limitações das soluções. - Desenvolver o espírito de liderança em pequenos grupos de trabalho - Desenvolver competências de investigação e de trabalho de grupo - Avaliar o potencial da ABP no desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação na unidade curricular é constituída pelos seguintes elementos: Regime normal: - Resolução de 3 problemas: 60% - 1 blog/Diário de reflexão: 40% Regime especial: - 1 Teste final: 50% - 1 Trabalho prático com apresentação oral: 50% Época específica: Exame oral, com uma duração de 30 minutos, sobre os conhecimentos substantivos, processuais e procedimentais estruturantes das aprendizagens que se espera que os estudantes tenham adquirido com a investigação e o trabalho de equipa, promovidos pelo conjunto de sessões do seminário. (100%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre