Disciplina Curricular

Educação e Multiculturalidade EMul

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano > Opção de Formação em Didática Específica

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Analisar de forma reflexiva e critica os desafios que se colocam à educação na sociedade atual. • Compreender os conceitos e fundamentos que alicerçam a educação em contextos multiculturais. • Adquirir ferramentas concetuais e instrumentais para analisar, refletir e intervir em contextos socioeducativos multiculturais. • Desenvolver competências para uma gestão intercultural dos currículos de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Programa

I. A educação num mundo plural: desafios do séc. XXI 1.1. Globalização, mobilidades e diversidade. 1.2. Educação e diversidade: pontes e diálogos II. Conceitos e fundamentos da educação em contextos multiculturais 1.1. Diversidade, cultura, multiculturalidade e identidades 1.2. Assimilação, integração e inclusão 1.3. Modelos pedagógicos em contextos educativos multiculturais III. Intervenção em contextos educativos de diversidade cultural 1.1. Orientações e estratégias para a educação em contextos multiculturais: instrumentos de política internacionais, nacionais e locais. 1.2. Intervenção socioeducativa e valorização da diversidade sociocultural IV. Abordagens à educação geográfica em contextos de diversidade cultural 1.1. Educação geográfica, cidadania e competências interculturais 1.2. Dimensões, conteúdos e estratégias de ensino 1.3. Diferenciação curricular e valorização da diversidade 1.4. Recursos pedagógico-didáticos: exploração e construção a partir da sala de aula

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação na unidade curricular é constituída pelos seguintes elementos: Regime ordinário: Construção de um portefólio individual organizado em duas partes. Na primeira parte é construída uma análise critica do projeto educativo do agrupamento em que o estudante se encontra a estagiar, fundamentada na literatura de referência e nos documentos oficiais (Referencial da Educação para o Desenvolvimento e Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória) (12%); Num segundo momento é feita a caraterização de um grupo turma com o qual o estudante se encontra a realizar a sua intervenção, a partir de dados recolhidos por observação direta e através de questionários (7%). Na segunda parte, é planificada uma sequência de atividades ou um projeto de trabalho para a turma antes caraterizada, a partir de um tema das Aprendizagens Essenciais da Geografia e tendo como objetivo uma abordagem pedagógico-didática promotora do desenvolvimento de competências interculturais nos alunos (35%); esta planificação é acompanhada de uma análise critica, fundamentando o seu contributo para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno (6%); Num último momento é feita uma análise critica da proposta, fundamentando-a teoricamente e justificando as potencialidades da Educação Geográfica para o desenvolvimento de competências interculturais (40%). Regime especial: Portefólio individual seguindo as etapas definidas para a avaliação em regime ordinário: 50% Apresentação e discussão oral: 50% Época específica: A avaliação será idêntica à realizada no Regime especial.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre