Disciplina Curricular
Iniciação à Prática Profissional III IPP-III
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Prática Profissional
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular surge na sequência da de IPP II. Os mestrandos continuam e finalizam a prática de ensino supervisionada e outras atividades na escola e elaboram o relatório de prática de ensino supervisionada para o docente desta UC e o relatório final, sob a orientação de um ou mais orientador/es/as. Os estudantes devem alcançar os seguintes objetivos: . Aprofundar a pesquisa de informação científica relevante para o ensino de Geografia; . Problematizar, de forma fundamentada, as estratégias mais adequadas à lecionação de diferentes unidades didáticas; . Planificar e lecionar, de forma motivadora para os seus alunos, unidades didáticas ou sequências letivas; . Proceder ao registo sistemático de resultados e refletir sobre os mesmos; . Participar de diferentes atividades da escola, enquanto espaços formativos e de partilha de experiências; . Elaborar, de forma fundamentada e crítica, o relatório de IPP III Nesta sequência, referem-se as seguintes competências principais: . Mobilizar corretamente a pesquisa científico-pedagógica para a planificação letiva em Geografia . Gerir adequadamente as atividades letivas em Geografia . Implementar estratégias inovadoras e mobilizadoras no ensino de Geografia . Avaliar as suas práticas e reformular as mesmas em função dos resultados obtidos . Elaborar, de forma fundamentada, o relatório de IPP III, que servirá igualmente de apoio ao relatório de prática de ensino supervisionada final.
Programa
1.As Aprendizagens Essenciais de Geografia e outros textos curriculares 2. A lecionação de sequências didáticas em prática de ensino supervisionado 3.Observação de aulas nas escolas básicas e secundárias (supervisão) 4. O registo e avaliação dos resultados obtidos e reformulação das propostas iniciais; 5. A elaboração do relatório de prática de ensino supervisionada – princípios e aspetos metodológicos 6. A partilha da experiência letiva nas Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia.
Métodos de ensino e avaliação
Um relatório crítico individual que contemple: i) os aspetos abordados na Unidade Curricular e, em especial, a prática escolar desenvolvida nas escolas; ii) a classificação atribuída pelo docente será ainda ponderada pela observação de aulas do estudante e participação nas Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia. (70%). O orientador cooperante elaborará um relatório de avaliação, com apreciação quantitativa (30%). A classificação de frequência da UC representará 40% da classificação de IPP iii) Os restantes 60% são atribuídos pelo júri das provas públicas do relatório final de Prática de Ensino Supervisionada. Pelo trabalho presencial desenvolvido nas escolas, nesta Unidade Curricular não há Regime de Avaliação Especial.