Disciplina Curricular

Iniciação à Prática Profissional III IPP-III

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Prática Profissional

Período:

Peso

30.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular surge na sequência da de IPP II. Os mestrandos continuam e finalizam a prática de ensino supervisionada e outras atividades na escola e elaboram o relatório de prática de ensino supervisionada para o docente desta UC e o relatório final, sob a orientação de um ou mais orientador/es/as. Os estudantes devem alcançar os seguintes objetivos: . Aprofundar a pesquisa de informação científica relevante para o ensino de Geografia; . Problematizar, de forma fundamentada, as estratégias mais adequadas à lecionação de diferentes unidades didáticas; . Planificar e lecionar, de forma motivadora para os seus alunos, unidades didáticas ou sequências letivas; . Proceder ao registo sistemático de resultados e refletir sobre os mesmos; . Participar de diferentes atividades da escola, enquanto espaços formativos e de partilha de experiências; . Elaborar, de forma fundamentada e crítica, o relatório de IPP III Nesta sequência, referem-se as seguintes competências principais: . Mobilizar corretamente a pesquisa científico-pedagógica para a planificação letiva em Geografia . Gerir adequadamente as atividades letivas em Geografia . Implementar estratégias inovadoras e mobilizadoras no ensino de Geografia . Avaliar as suas práticas e reformular as mesmas em função dos resultados obtidos . Elaborar, de forma fundamentada, o relatório de IPP III, que servirá igualmente de apoio ao relatório de prática de ensino supervisionada final.

Programa

1.As Aprendizagens Essenciais de Geografia e outros textos curriculares 2. A lecionação de sequências didáticas em prática de ensino supervisionado 3.Observação de aulas nas escolas básicas e secundárias (supervisão) 4. O registo e avaliação dos resultados obtidos e reformulação das propostas iniciais; 5. A elaboração do relatório de prática de ensino supervisionada – princípios e aspetos metodológicos 6. A partilha da experiência letiva nas Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia.

Métodos de ensino e avaliação

Um relatório crítico individual que contemple: i) os aspetos abordados na Unidade Curricular e, em especial, a prática escolar desenvolvida nas escolas; ii) a classificação atribuída pelo docente será ainda ponderada pela observação de aulas do estudante e participação nas Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia. (70%). O orientador cooperante elaborará um relatório de avaliação, com apreciação quantitativa (30%). A classificação de frequência da UC representará 40% da classificação de IPP iii) Os restantes 60% são atribuídos pelo júri das provas públicas do relatório final de Prática de Ensino Supervisionada. Pelo trabalho presencial desenvolvido nas escolas, nesta Unidade Curricular não há Regime de Avaliação Especial.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre