Disciplina Curricular

Geopolítica e Globalização GGlo

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano > Opção de Formação na Área de Docência

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos • Transmitir, no quadro do debate crítico, conceitos fundamentais da Geografia Política e da Geopolítica • Apresentar e debater os fundamentos das principais escolas de pensamento geopolítico e analisar a refundação contemporânea do pensamento geopolítico • Debater o conceito de globalização, confrontá-lo com desglobalização, e discutir os seus impactos no Estado-nação, nas metrópoles e na organização geopolítica contemporânea • Identificar as características das regiões e cidades de fronteira, enquanto espaços cruciais para a compreensão dos processos geopolíticos Competências: • Mobilizar e relacionar os conceitos-chave da geopolítica e da geografia política com o intuito de analisar a globalização e as regiões e cidades de fronteira • Adquirir capacidade para selecionar e interpretar informação que permita analisar os impactos da globalização no Estado-nação e nas regiões • Desenvolver as capacidades de leitura ativa de textos e o pensamento crítico

Programa

1. Geopolítica e globalização 1.1. A reflexão geográfica sobre a organização política do espaço: geografia e geopolítica 1.2 Discussão conceptual: poder, espaço, território e territorialização 1.3 A geopolítica clássica e os contextos epistemológicos e políticos da sua redação 1.4 “Novas” orientações da geopolítica contemporânea: geopolítica(s) crítica(s), geoeconomia e geopolítica radical 1.5 O pensamento geopolítico no espaço lusófono e ibero-americano 1.6 Globalização, território e novos atores do sistema mundial 1.7 Desafios ao Estado-nação, cidadania nacional e pós-nacional 1.8. Cartografia política do mundo atual: alianças, tensões e conflitos 2. Fronteira, Regiões fronteiriças e cidades de fronteira 2.1 Tipos de fronteiras e a função das fronteiras no mundo atual 2.2 Génese, funções e especificidades das cidades de fronteira 2.3 Metrópoles transnacionais e cidades binacionais 2.4 Tensão e conflito em regiões e cidades de fronteira: estudos de caso

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação desta unidade curricular é realizada de forma contínua, com componente prática. Essa avaliação é desenvolvida com aplicação de modalidades diversificadas, que incluem a apresentação, o comentário e a discussão em contexto de sala de aula de textos, documentos de política e situações concretas de aliança ou tensão geopolítica. Elementos de avaliação: 1.Mini-Ensaio escrito individual ou em grupos de dois alunos (máximo de 10 pg) (45%) 2.Apresentação oral e resumo crítico de um texto (20%) 3.Debate entre grupos de dois alunos sobre temas/situações de geopolítica em que são simuladas posições opostas (25%) 4. Presença e participação nas aulas (10%) UC passível de realizar em “Época Especifica”. O acesso a esta Época só é possível a alun@s que cumpram os critérios definidos no RGA dos cursos de 2ºCiclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos). Inclui: 1. Ensaio escrito individual com apresentação oral (65%) 2. Apresentação oral e comentário crítico escrito a um texto (35%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre