Disciplina Curricular
Geomorfologia Aplicada ao Ordenamento e Gestão do Território GAOGTer
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Aprofundamento dos conhecimentos em Geomorfologia • Desenvolvimento da capacidade de aquisição de dados no campo • Desenvolvimento de espírito crítico face aos dados disponíveis • Reconhecimento no campo dos vestígios de eventos geradores de perigo • Avaliação do papel antrópico nas dinâmicas morfogenéticas • Desenvolvimento da capacidade de perceção do relevo como recurso Competências: • Aquisição do espírito de rigor na análise geomorfológica • Capacidade de investigação em geomorfologia teórica e aplicada • Capacidade de resolver soluções adequadas ao ordenamento sustentável
Programa
1. Geomorfologia(s): a diversidade da pesquisa em geomorfologia teórica e aplicada´ 2. Dinâmicas atuais: exemplos em diferentes sistemas morfogenéticos (formas e processos fluviais; formas e processos eólicos; formas e processos glaciários e periglaciários; formas e processos costeiros, formas e processos cársicos, formas e processos de instabilidade geomorfológica, etc.) 2.1. Definição de objetivos 2.2. Metodologias e técnicas de investigação 2.3. Resultados e implicações para a investigação teórica e aplicada 2.4. Trabalho de campo
Métodos de ensino e avaliação
A UC, de cariz teórico-prático apresenta sessões de seminário, quer com discussão teórica, assente na exposição breve dos conteúdos e na participação ativa de estudantes; os alunos são estimulados a criar o seu glossário de termos geomorfológicos; Trabalho de campo, quer para praticar a observação quer diferentes técnicas de levantamentos efetuados em geomorfologia, com a colaboração de investigadores do CEG (unidade de I&D do IGOT), entidade que também disponibiliza o equipamento. Sessões tutoriais são consagradas ao acompanhamento dos exercícios realizados no âmbito da UC. Regime ordinário e especial Apresentação oral (revisão de literatura) – (20%) Trabalho de grupo (80%): i) cartografia/trabalho campo (40%) ii) artigo científico (40%) Avaliação em época específica: exame teórico-prático UC passível de realizar em “Época Específica”, desde que se cumpram os critérios definidos no Regulamento Geral de Avaliação dos Cursos de 2º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)