Disciplina Curricular
Climatologia Aplicada ao Ordenamento e Gestão do Território CAOGT
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: a) Identificar e caracterizar perigos e recursos associados às condições climáticas num território b) Utilizar métodos de tratamento estatístico e cartográfico de dados climáticos. c) Aplicar a climatologia ao ordenamento do território, com vista a promover a sustentabilidade e a qualidade de vida. As matérias desta UC serão complementares às da opção de Bioclimatologia Humana. Competências: - Dominar conceitos básicos de Climatologia Aplicada - Saber avaliar os perigos e recursos do Clima e de aplicar os conhecimentos de climatologia ao ordenamento do território. - Saber recolher dados climáticos em bases de dados institucionais; - Saber utilizar métodos e técnicas de aquisição e análise de dados em climatologia. - Desenvolver a capacidade de investigação e de reflexão temática e metodológica - Adquirir (ou treinar) a capacidade de redação de textos científicos e a oralidade na apresentação de resultados.
Programa
Introdução: a relevância da Climatologia Aplicada no Ordenamento e Gestão do Território. Módulo I: A avaliação da perigosidade e vulnerabilidade associada a fenómenos climáticos e meteorológicos extremos no contexto do ordenamento do território. 1. Secas e precipitações intensas. 2. Trovadas e granizo; Ventos fortes e tempestades. 3. Temperaturas extremas: ondas de calor e vagas de frio. Definições, caracterização e efeitos na saúde e na mortalidade. Aplicações em Portugal Continental. Módulo II: A avaliação dos recursos associados ao Clima. Aplicações em Portugal Continental nos domínios: 1. Agricultura; 2. Turismo; 3. Energias renováveis. Módulo III: Aplicações no âmbito do Ordenamento do Território, exemplos em Portugal Continental. Aplicações no contexto de PDM, PMES e Planos de Adaptação às Alterações Climáticas.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas TP permitem a demonstração de um conjunto de técnicas de análise estatística de visando a determinação de limares úteis na avaliação da perigosidade associada a eventos climáticos extremos. Por outro lado, são também abordadas metodologias de análise espacial de dados climáticos e de base territorial aplicadas na avaliação da suscetibilidade e perigosidade, assim como também na avaliação das potencialidades inerentes aos recursos climáticos. Ao longo do semestre, os alunos realizam um trabalho no qual, além de exercitarem as referidas metodologias, realizam pesquisa de artigos e outra informação, permitindo a aquisição de conceitos fundamentais. Avaliação Regime ordinário: 4 elementos: 1 trabalho prático, apresentado em 3 momentos – 1ªapres. oral (10%), 2ª apresentação (20%) e relatório escrito (40%); Teste (30%). Avaliação em Regime especial: uma recensão escrita (30%) e um teste (70%)