Disciplina Curricular
Perspectivas Críticas em Geografia PCG
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: • Compreender a relevância da teoria para o trabalho de investigação aplicada de qualidade; • Discutir alternativas ao pensamento científico dominante, assente nas noções clássicas ocidentais de epistemologia e de conhecimento; • Conhecer e compreender a tradição teórico-metodológica, as correntes recentes e as tendências emergentes no pensamento geográfico, com destaque para as linhas críticas; • Perceber a evolução dos elementos fundamentais do pensamento geográfico português; • Perceber a utilidade social da Geografia e do “pensar geograficamente”. Competências: • Analisar textos científicos para a identificação e interpretação de conceitos teóricos; • Entender a teoria como parte inerente da praxis geográfica, bem como o seu papel na forma como os geógrafos vêem o mundo e conceptualizam os problemas; • Utilizar o pensamento crítico como recurso para a formular problemas e investigar;
Programa
1. Pensamento científico – o desenvolvimento de perspectivas críticas 1.1 Teoria do conhecimento, epistemologia e ciência 1.2 Alternativas às formulações clássicas do conhecimento científico: perspectivas feministas e pós-coloniais, teoria social crítica, “ecologia de saberes” e epistemologias do Sul 1.3 A Geografia no mapa contemporâneo do conhecimento científico 2. A institucionalização da Geografia: utilidade social e afirmação no contexto da ciência moderna 2.1. Saberes geográficos e Geografia institucionalizada 2.2. Geografia, Estado-nação moderno e imperialismo 2.3. O mapa e a Geografia 3. Perspetivas teóricas na Geografia Humana 3.1. Positivismo e historicismo 3.2. A Escola Regional e a sua herança 3.3. A análise espacial e a revolução quantitativa 3.4. Perspectivas críticas em Geografia: da Geografia Radical aos pós-estruturalismos contemporâneos: continuidades, rupturas, orientações 4. Investigação e pensamento geográfico em Portugal
Métodos de ensino e avaliação
O ensino da unidade curricular combina aulas teóricas expositivas com aulas práticas, onde se privilegia a discussão de tópicos da matéria, a apresentação das pesquisas realizadas pelos estudantes e o acompanhamento e comentário individualizado dos respectivos trabalhos. A avaliação é realizada de forma contínua, com componente prática, sendo aplicadas modalidades diversificadas, que incluem a apresentação, o comentário e a discussão de tópicos de leitura, a elaboração de uma recensão e a redacção de um ensaio. Este será a avaliado ao longo do semestre através de três entregas faseadas. A avaliação comporta os seguintes elementos: 1. Apresentação oral e comentário de artigos ou temas de investigação (individual): 30% 2. Recensão escrita de um livro, com apresentação: 30% 3. Ensaio escrito individual: 40% Regime Especial: Inclui apenas os elementos de avaliação 2) e 3) com pesos de 40 e 60%, respectivamente. Esta mesma avaliação é aplicada à época especial.