Disciplina Curricular
Políticas e Gestão da Habitação PeGdH
Mestrado Bolonha em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território - 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018)
Contextos
Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Opção III
Período:
Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Opção II
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender o processo histórico de progressiva mercadorização da habitação, desde o fim do séc. XIX ao presente; - Compreender o conteúdo fundamental do direito à habitação no quadro do direito à cidade e dos direitos sociais; - Compreender os diferentes regimes de habitação e algumas tendências nas políticas habitacionais europeias e portuguesas; - Perceber o processo de financeirização da habitação, as caraterísticas específicas do solo e os fundamentos dos mercados imobiliário e de habitação; - Compreender os diferentes modelos de intervenção no habitat, desde as políticas de reabilitação e regeneração urbana às ideias de mix social e mix residencial; - Entender os processos participativos no domínio da habitação. - Entender os mecanismos subjacentes ao aparecimento de habitação informal, globalmente e em Portugal; - Compreender algumas perspectivas culturais sobre a experiência da habitação e do habitar.
Programa
1. A habitação como necessidade básica e direito social. 2. Diferentes regimes de habitação e tendências nas políticas habitacionais europeias e portuguesas. 3. A questão da financeirização; Globalização do mercado imobiliário e investimento transnacional. 4. Políticas ativas de habitação e habitat urbano: reabilitação e regeneração urbana; mix residencial e mix social; efeitos desejados e efeitos reais. 5. Processos participativos nas intervenções no domínio da habitação. Democracia representativa e democracia participativa. Condições para a participação. 6. Uma abordagem nacional e internacional da habitação informal: Migrações e precariedades habitacionais; 7. Outras perspectivas sobre a habitação: Ecologias do habitar e a manutenção da habitação pública; a ciência e tecnologia da casa; 8. Acção e ativismos na habitação.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino utilizados foram concebidos para proporcionar um equilíbrio entre a aula clássica de transmissão de conhecimento e a participação dos alunos em debate do tipo seminário. A participação ativa dos alunos garante que eles estão envolvidos no processo de aprendizagem, permitindo-lhes aumentar os seus conhecimentos e competências importantes, tais como a elaboração de ensaios e recensões, a análise crítica da literatura e de políticas, a comunicação dos seus trabalhos e a observação no campo no caso de fazerem trabalho empírico para o ensaio escrito. Avaliação 1. Ensaio escrito individual ou em grupos de dois alunos (65%) 2. Apresentação e comentário crítico a um texto (escrito e oral) (25%) 3. Presença e participação nas aulas (10%) Nota: Os alunos do Regime Especial estão dispensados do elemento de avaliação 3), tendo os elementos de avaliação 1) e 2) pesos de 70 e 30%, respectivamente. Esta mesma avaliação é aplicada à época especial.