Disciplina Curricular
Alimentação Sustentável e Território ASustT
Mestrado Bolonha em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território - 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018)
Contextos
Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Opção III
Período:
Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Opção II
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Examinar e discutir o espaço de problematização da Alimentação Sustentável, entre ciência, ideologia e praxis Usar adequadamente os conceitos-chave nos domínios da Sustentabilidade, Alimentação e Dietas, e à ligação entre eles, nas perspetivas científicas relevantes para abordagens territoriais Compreender o enquadramento histórico-geográfico, geopolítico e cultural da atual problemática da sustentabilidade e segurança alimentar e nutricional (SSAN), em diferentes contextos territoriais Analisar as condições de produção, de distribuição e de acesso aos alimentos (problemática agroalimentar), em diferentes territórios Discutir a SSAN em função de diferentes sistemas alimentares Relacionar a SSAN com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 2. Estabelecer as relações entre as estratégias, políticas e dinâmicas de atores em torno dos sistemas alimentares e as diferenças de condições de produção e de consumo, rurais e urbanas, em territórios europeus.
Programa
1. O lugar da Alimentação na abordagem da Sustentabilidade: um domínio transdisciplinar e de abrangência múltipla de atores 2. Alimentação, geografia e território na discussão da sustentabilidade: conceitos múltiplos numa agenda atual 3. Sustento e sustentação civilizacional: enquadramento generativo, geopolítico e cultural da atual problemática da sustentabilidade e segurança alimentar e nutricional (SSAN), em diferentes contextos territoriais 4. Diferenças e desigualdades agroalimentares: condições das produções, dos acessos e dos consumos em diferentes territórios 5. Os Sistemas Alimentares face à SSAN e ao cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2). 6. Estratégias, políticas e dinâmicas de atores, a diferentes níveis, em torno dos sistemas alimentares: influências e efeitos nas condições de produção e de consumo e nas dietas, em meios rurais e urbanos de territórios europeus.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade envolve métodos expositivos na sala de aula (tópicos de orientação, mapas e gráficos, tabelas e pequenos textos), além da interação com os/as estudantes e exposições realizadas por eles/elas, com apoio de TIC, sendo formas ativas e participativas, em torno da realização de um trabalho de grupo e exercícios formativos / discussões de apoio. As condições da avaliação contemplam duas situações essenciais, como se segue… a) Regime normal: 1. Realização de um trabalho de grupo de duas pessoas, seguindo as indicações de um Guião específico, complementado com explicações na aula – 65%. 2. Apresentação oral do trabalho e discussão do mesmo – 25%. 3. Participação geral nas aulas e comentários sobre as apresentações dos/das colegas – 10%. b) Regime especial, também aplicável em época específica, em função das condições legais: 1. Realização de um trabalho individual seguindo as indicações de um Guião específico – 65%. 2. Apresentação oral do trabalho e discussão do mesmo – 35%.