Disciplina Curricular
Planeamento Estratégico: Métodos e Técnicas de Avaliação PE-MTA
Mestrado Bolonha em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território - 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018)
Contextos
Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Opção III
Período:
Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Opção II
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Articular conceitos e princípios relativos ao planeamento estratégico, ordenamento e desenvolvimento do território; • Compreender a evolução do planeamento estratégico regional e urbano na Europa e em Portugal; • Identificar os diversos sistemas de planeamento e de gestão territorial averificando a importância dos instrumentos estratégicos; • Conhecer as várias etapas para a elaboração de um plano ou programa; • Recolher e tratar informação de carácter estratégico, técnico e científico relevante para o apoio à elaboração de instrumentos de planeamento estratégico Competências: • Aquisição de conceitos, princípios, objetivos e capacidade de elaboração de documentos estratégicos • Análise de problemas do planeamento e ordenamento do território e a reflexão crítica sobre possíveis causas e consequências considerando as etapas e os métodos inerentes ao planeamento estratégico; • Discussão de diferentes pontos de vista e espírito de cooperação com outros domínios
Programa
Módulo 1. Dos conceitos aos Instrumentos de Planeamento Territorial • A perspetiva do Ordenamento do Território, Desenvolvimento Territorial Regional e Coesão Territorial • Um breve apontamento sobre os Instrumentos de Planeamento Territorial à escala europeia, nacional e regional. Módulo 2. Políticas, Programas de Desenvolvimento e Avaliação – Parte 1 • Objetivos e conceitos-chave. • Etapas da avaliação. • Estrutura tipo de um programa. Ciclo de avaliação. Conceitos-chave em planeamento e avaliação. • Indicadores: tipos e sua aplicação. • Estudos de caso. Desenvolvimento de temas: energia, mar, habitação, saúde, mobilidade, urbano-rural, inclusão, entre outros. Módulo 3. Políticas, Programas de Desenvolvimento e Avaliação – Parte 2 • Revalidação da Relevância e da Coerência; • A análise da eficácia e eficiência – etapas e dificuldades; • Fontes para indicadores de programa.
Métodos de ensino e avaliação
Regime normal: A avaliação é composta por um tp (máx. 3 pessoas) com os seguintes itens: 1ª apresentação oral 20% (nota indiv.) +2ª apresentação oral 30% (nota indiv.) + 1 trab. escrito 50%. Regime Especial: A avaliação é composta por um ensaio individual. Apresentação oral (25%) e escrita do trabalho (25%)+1 teste escrito (50%) Para além dos alunos que cumpram os requisitos para se incluírem no regime especial, passarão ao regime especial os alunos que não atingirem um número de presenças que lhe permita seguir no regime normal.