Disciplina Curricular
Habitação: Políticas e Experiências H-PE
Mestrado Bolonha em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território - 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender as caraterísticas específicas do solo e os fundamentos dos mercados imobiliário e de habitação; - Compreender o conteúdo fundamental do direito à habitação no quadro do direito à cidade e dos direitos sociais; - Analisar criticamente as teorias da política de habitação; - Perceber o processo de financeirização da habitação e a evolução das políticas habitacionais na Europa e em Portugal; - Compreender os binómios arrendamento-compra e construção nova-regeneração, na sua diversidade; - Perceber os objectivos das políticas sociais de habitação contemporâneas e a reformulação das estratégias de arrendamento social.
Programa
1.“A questão da habitação”: direito fundamental ou bem transaccionável? Habitação como necessidade básica e direito social. Mercado habitacional, mercado fundiário e “produção de solo urbano”. Características específicas do solo e o seu valor. Modelos imobiliários e expansão urbana – crise, especulação e controlo. A financeirização da habitação. Necessidades quantitativas, qualitativas e satisfação residencial. 2.Políticas de habitação – um quadro macro Perspectivas teóricas da política de habitação. Habitação e regimes de Estado-Providência. Tendências nas políticas habitacionais europeias e portuguesas. Actores-chave na produção e gestão habitacional. Habitação social e papel do Estado. 3.Política e gestão da habitação: análise de experiências - Direito à cidade, habitação e habitat; - Transições?: casa própria vs. arrendamento; construção nova vs. regeneração; promoção pública vs. Promoção privada.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino utilizados foram concebidos para proporcionar um equilíbrio entre a aula clássica de transmissão de conhecimento e a participação dos alunos. A participação ativa dos alunos garante que eles estão envolvidos no processo de aprendizagem permitindo-lhes aumentar os seus conhecimentos e competências importantes, tais como a elaboração de ensaios e recensões, análise crítica da literatura e de políticas, comunicação e observação no campo. 1. Ensaio escrito individual ou em grupos de dois alunos (65%) 2. Apresentação e comentário crítico a um texto (escrito e oral) (25%) 3. Presença e participação nas aulas (10%) Nota: Os alunos do Regime Especial estão dispensados do elemento de avaliação 3), tendo os elementos de avaliação 1) e 2) pesos de 70 e 30%, respectivamente. Esta mesma avaliação é aplicada à época especial.