Disciplina Curricular

Migrações e Espaços de Diversidade MED

Mestrado Bolonha em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território - 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018)

Contextos

Grupo: 1_Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território (Despacho 1396/2018) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer os principais processos e tendências das migrações internacionais no contexto da globalização. 2. Conhecer e discutir as políticas migratórias e regimes de mobilidade. 3.Envolvimento crítico com debates políticos e diferentes abordagens teóricas do espaço urbano e das diversidades (género, classe e “raça”). 4.Conhecer e discutir os debates sobre a segregação, mobilidade e participação pública no planeamento e na gestão urbana. 5.Conhecer e interpretar, de forma crítica, as migrações 'de trabalho' no contexto de regimes neoliberais de trabalho e ‘welfare.’ 6.Compreender a conceptualização do espaço e da mobilidade. 7.Explorar a geografia contemporânea de Lisboa como uma cidade multicultural, incluindo 1 ou 2 visitas de estudo.

Programa

1. Migrações e processos de transformação global: tendências, processos e teorias 2. Imigração e a política de fronteiras: securitização e controle 3. Gestão da diversidade contemporânea e integração dos imigrantes: uma abordagem multinível e interseccional 4. Segregação e informalidade urbana: práticas socias e desigualdade na cidade 5. Migrações, transformações sociais e desigualdade: hiper‐precariedade e género no mercado de trabalho 6. Regimes de mobilidade e espaço: transnacionalismo, urbanismo transnacional e práticas Translocais

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos de ensino utilizados foram concebidos para proporcionar um equilíbrio entre a aula clássica de transmissão de conhecimento e a participação dos alunos. A participação ativa dos alunos garante que eles estão envolvidos no processo de aprendizagem permitindo-lhes aumentar os seus conhecimentos e competências importantes, tais como a elaboração de ensaios e recensões, análise crítica da literatura e de políticas, comunicação e observação no campo. Alunos no Regime de Avaliação Ordinário: ‐ Ensaio escrito individual com apresentação oral sobre um dos tópicos do programa do seminário – 60% (+15%) ‐ Apresentação oral de um texto – 20% ‐ Participação nas aulas – 5% Alunos no Regime de Avaliação Especial: ‐ Ensaio escrito individual com apresentação oral sobre um dos tópicos do programa do seminário – 80% (+20%) Avaliação em Época Específica: ‐ Ensaio escrito individual com apresentação oral sobre um dos tópicos do programa do seminário (100%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre