Disciplina Curricular
Geografia Humana de Portugal GHP
Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)
Contextos
Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Discutir a posição, originalidade, unidade e diversidade de Portugal - Problematizar as dinâmicas socioterritoriais e os processos de estruturação do território - Identificar e discutir as condições do desenvolvimento sustentável no país - Desenvolver métodos e técnicas do trabalho de campo Competências: - Utilizar diferentes fontes documentais e cartográficas para o conhecimento do território - Mobilizar saberes de várias disciplinas para o desenvolvimento de uma perspetiva integrada do território - Realizar trabalho de grupo sobre temáticas específicas, valorizando um enquadramento multiescalar - Discutir estratégias de desenvolvimento territorial
Programa
1. A construção regional portuguesa 1.1. A Reconquista e a construção norte-sul do território português 1.2. A evolução regional portuguesa 1.3. As divisões político-administrativas atuais 2. Dinâmicas de ocupação e de desenvolvimento do território português 2.1. Tendências demográficas: evolução da população, estrutura etária, migrações e assimetrias espaciais 2.2. Estruturação económica e social: diferenciações e uma perspetiva de género 2.3. O sistema urbano, dinâmicas do espaço rural e interações territoriais 2.4. Desafios de desenvolvimento e de sustentabilidade 3. Desenvolvimento regional e Gestão Territorial em Portugal: processos e meios. 3.1. Desenvolvimento regional e governança territorial 3.2. Os instrumentos de gestão regional 3.2. O ordenamento do território
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas mais teóricas, serão explorados diferentes conteúdos e perspetivas sobre a realidade geográfica portuguesa e o seu enquadramento internacional, valorizando a interpretação de documentos pelos alunos. As aulas de cariz mais prático visam apoiar: i) as aprendizagens sobre o território português, em geral; ii) a elaboração do trabalho de grupo e outras atividades de pesquisa e interpretação de informação. Avaliação Regime ordinário Um teste sumativo (55%), um trabalho de grupo (35%), assiduidade e participação nas atividades escolares (10%). Regime Especial Um trabalho individual (40%) e teste (60%). Para ambos os regimes de avaliação, a aprovação exige uma classificação mínima do teste de 8 valores.