Disciplina Curricular
Clima e Sociedade CSoc
Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)
Contextos
Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: i) compreender o funcionamento do sistema climático; ii) conhecer os recursos e os riscos naturais de origem climática; iii) compreender as alterações do clima e sua expressão territorial; iv) conhecer os grandes problemas ambientais relacionados com as alterações do clima nas escalas global, regional e local; v) conhecer vários exemplos de aplicação de estudos climáticos a nível local e regional. Competências: i) Conhecer as principais fontes e as instituições produtoras de informação climática; ii) Conhecer a instrumentação e as normas internacionais de observação meteorológica; iii) dominar as técnicas de análise de dados; calcular vários índices climáticos; iv) saber interpretar cartas sinóticas e identificar os elementos delas constantes; v) reconhecer os principais tipos de tempo associados a eventos extremos em Portugal (secas, cheias, ondas de calor e vagas de frio); vi) desenvolver capacidade de síntese a partir da leitura de textos científicos.
Programa
1. Introdução. O clima e a(s) Sociedade(s). 2. O tempo e o clima; escalas climáticas; a circulação geral da atmosfera. 3 Os climas da Terra: a repartição espacial dos principais elementos climáticos no globo; a variabilidade climática; as classificações climáticas. 4. As alterações climáticas: os climas do passado e as projeções para o futuro; 5. O clima como recurso para diversas atividades (agricultura, turismo) e para a gestão da água e das energias renováveis; impactes nas atividades e nos recursos decorrentes das alterações climáticas. 6. Riscos de origem climática e acontecimentos meteorológicos extremos: vagas de calor e de frio, inundações, secas e tempestades (causas e consequências); 7. O conhecimento dos climas locais aplicado ao ordenamento e gestão do território
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino incluem aulas teóricas, práticas e de tutoria. As aulas teóricas visam fornecer aos estudantes os princípios gerais da Climatologia a várias escalas de análise (desde a global à local) e a sua aplicação às atividades humanas. As aulas práticas dão coerência às matérias lecionadas nas aulas teóricas, através da realização de vários exercícios práticos. Regime de Avaliação Normal Os alunos deste regime realizam quatro provas: 2 testes teóricos escritos e presenciais (30% + 30% da avaliação); 2 testes práticos, escritos, presenciais, com um peso na avaliação final de 20% cada. Regime de Avaliação Especial Os alunos deste regime realizam duas provas: 1 teste teórico, escrito e presencial (60% da avaliação); 1 teste prático, escrito e presencial (40%).