Disciplina Curricular
Análise Regional e Urbana ARUrb
Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)
Contextos
Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos, metodologias e técnicas de análise adequado à compreensão dos sistemas regionais e urbanos. A natureza complexa e diversificada destes apela à necessidade de promover uma visão sistémica integradora, que permita a identificação e caracterização dos elementos que os constituem e das interacções que entre eles se estabelecem. Competências: Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de modelar e simular os comportamentos parciais e globais dos sistemas territoriais. Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de avaliar as consequências das intervenções no território.
Programa
1 Introdução 1.1 Conceitos, teoria e experiência 1.2 Análise de dados. Tipo de modelos 1.3 Sistemas regionais e urbanos 1.3.1 Noção geral 1.3.2 Sistemas espaciais: regiões e cidade 1.3.3 Funcionamento e a gestão dos sistemas regionais e urbanos 1.4 Planeamento Regional e Urbano 2 Modelos 2.1 Enquadramento, objetivos e método 2.2 Modelos clássicos de localização 2.3 Modelos demográficos 3 Sistemas Regionais 3.1 Elementos fundamentais 3.2 Indicadores regionais 3.3 Medir o desenvolvimento económico e as disparidades inter/intra-regionais 3.3.1 Índices de desenvolvimento e de desigualdades regionais 3.3.2 Análise de alteração proporcional 3.4 Modelo entradas/saídas. 4 Sistemas de Transportes 4.1 Elementos fundamentais 4.2 Relação com a organização económica regional e urbana 4.3 Transportes urbanos, suburbanos e interurbanos 4.4 Análise de redes 4.5 Modelo sequencial de transportes 5 Sistemas Urbanos 5.1 Elementos e princípios basilares 5.2 Rede urbana 5.3 Modelos urbanos
Métodos de ensino e avaliação
O ensino conjuga duas metodologias: a componente teórica terá exposição de conteúdos, por parte dos docentes; na componente prática será privilegiada a problematização dos assuntos lecionados através da resolução de problemas, por parte dos estudantes. A avaliação contemplará a realização de trabalhos individuais e de grupo e de um teste final. Regime normal: - Teste teórico-prático (individual) – 55% - Conjunto de trabalhos práticos (grupo) – 40% - Apreciação individual – 5% Regime especial: - Teste teórico-prático (individual) – 55% - Trabalho prático com discussão (individual) – 45% UC passível de realizar em “Época de Recurso”, segundo os critérios definidos no RGAP 1º Ciclo