Disciplina Curricular
Ambiente e Biodiversidade AB
Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)
Contextos
Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: 1. Transmissão de conhecimento sobre a biodiversidade e a importância da sua conservação e gestão. 2. Transmissão de conhecimento acerca dos desafios às politicas de planeamento e ordenamento de áreas protegidas no quadro das alterações ambientais globais. 3. Compreensão da política de conservação da natureza e biodiversidade na União Europeia e em Portugal. 4. Transmissão de conhecimento sobre a Rede Nacional de Áreas Protegidas e Rede Natura 2000 e os seus impactos no território. Competências: - Utilizar bases de dados disponíveis para as espécies de animais e vegetais, habitats e áreas protegidas sobre os estados membros da União Europeia. - Capacidade de identificação das espécies e habitats da Rede Natura 2000 em Portugal. - Identificar o valor para conservação das espécies e habitats da Rede Natura 2000. - Utilização de métodos espaciais estatísticos para cartografar áreas com valor para a conservação de espécies e habitats com proteção legal.
Programa
1. O ambiente biofísico: simbiose entre o ambiente físico e a biodiversidade. 2. Perda, degradação e fragmentação dos habitats e redução da biodiversidade (os habitats continentais fragmentados). 3. As políticas de conservação no mundo, na União Europeia e em Portugal. 4. Planeamento e ordenamento de áreas classificadas num contexto de alterações ambientais globais. 5. A Base de dados EUNIS. A importância da base de dados EUNIS (European Nature Information System) na aquisição de informação sobre espécies de animais e vegetais, habitats e sítios dos estados membros da União Europeia. 6. A Rede Natura 2000. Os Anexos da Diretiva 92/43/CEE. A Diretiva Aves e as Zonas de Proteção Especial (ZPE). A Diretiva Habitats, e as Zonas Especiais de Conservação (ZEC). 7. O Plano Sectorial da Rede Natura 2000 e relações com outros instrumentos de gestão territorial. 8. As áreas protegidas de Portugal Continental.
Métodos de ensino e avaliação
No ensino teórico são utilizados esquemas, quadros e principalmente mapas e imagens recorrendo aos meios audiovisuais. O recurso à imagem será fundamental, já que as espécies e habitats integrantes da Rede Natura 2000 são identificáveis recorrendo a fotografias digitais. Nas aulas práticas será dada prioridade à análise de trabalhos práticos (artigos, relatórios de projetos) onde se aplica a matéria teórica ao planeamento, ordenamento e gestão do território. Avaliação de estudantes em regime normal: teste final no período de avaliações (55%), trabalho de grupo (40%) e participação nas aulas (5%). Avaliação de estudantes em regime especial: teste final no período de avaliações (60%) e trabalho prático individual (40%). UC passível de realizar em "Época Recurso" cujo acesso só é possível a estudantes "reprovados" na época normal (mínimo de 50% da ponderação dos elementos de avaliação) ou com estatuto especial (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)