Disciplina Curricular
Geografia Urbana GUrb
Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)
Contextos
Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
▪ Refletir sobre as principais perspetivas e conceitos da geografia urbana ▪ Interpretar a paisagem urbana quanto aos seus elementos, inter-relações e tendências de transformação, mobilizando corretamente a linguagem geográfica. ▪ Identificar as tendências de organização do espaço intraurbano e as teorias e modelos usados na sua análise. ▪ Levantar questões geográficas e elaborar respostas apoiadas em argumentos lógicos e evidências empíricas. ▪ Recolher, tratar e interpretar informação estatística, gráfica, cartográfica e textual, mobilizando-a na explicação da realidade urbana. ▪ Aplicar instrumentos de observação adequados à análise morfológica e funcional da cidade. ▪ Conceber e executar, em grupo, pequenos projetos envolvendo observação direta e a recolha de informação, sobre problemas das cidades contemporâneas. ▪ Comunicar ideias mobilizando argumentos lógicos, bem como diferentes dispositivos de comunicação. ▪ Cooperar ativamente com os colegas na resolução de problemas.
Programa
1. Conceitos, perspetivas e teoria - Conceitos de base - Perspetivas de análise 2. A cidade e a urbanização no espaço e no tempo - A origem das cidades e o crescimento urbano - Problemas de medida e delimitação da cidade e do urbano - As teorias cíclicas da urbanização - Perspetivas regionais da urbanização e mudança urbana 3. A estrutura urbana e o uso do solo nas cidades do ocidente - Morfologia urbana: as malhas, as construções e o uso do solo - Os modelos espaciais da organização interna da cidade - Principais atores e formas de produção do espaço urbano no centro e na periferia 4. As dinâmicas da organização social e funcional da cidade - As áreas residenciais: segregação e fragmentação - As áreas industriais: desindustrialização e reconstrução urbana - As paisagens comerciais: do centro da cidade aos complexos do lazer e entretenimento - Regeneração urbana, neoliberalização e as novas formas de governança - A cidade moderna versus pós-moderna
Métodos de ensino e avaliação
A UC está organizada em torno de uma componente teórica, ancorada na exposição dos conhecimentos pelo docente, e uma componente prática, ancorada na resolução de problemas usando a metodologia ABP. As aulas práticas comportam a resolução de três problemas de acordo com a metodologia The Maastricht Seven Jump, que combina o trabalho em equipa (em sala de aula) com o trabalho individual (fora da sala de aula). Avaliação das aprendizagens Regime Normal (avaliação contínua) - 2 Testes escritos: 50% - 3 Trabalho de grupo: 50% Alunos regimes especiais (avaliação alternativa) - 2 Testes escritos : 60% - Ensaio escrito com apresentação oral: 40% Nota: Para aprovação na disciplina, a média da componente teórica não pode ser inferior a 8 valores. A UC é passível de ser realizada na época de recurso, uma vez observados os requisitos definidos no RGA.