Disciplina Curricular
Introdução ao Planeamento Territorial IPTer
Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)
Contextos
Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Enquadrar o planeamento territorial no âmbito dos saberes e conceitos mobilizados. - Compreender a importância social do planeamento e da gestão territorial. - Identificar os principais desafios do planeamento territorial. - Conhecer os principais instrumentos do planeamento. Competências (teóricas e práticas em planeamento): - Mobilização e aplicação dos conceitos fundamentais em planeamento territorial. - Problematização de questões de natureza territorial. - Uso correto de conceitos fundamentais. - Capacidade de organização, comunicação e gestão do trabalho em equipa.
Programa
Língua de ensino: Português 1. Conceitos básicos em planeamento e ordenamento do território. 2. Teoria do planeamento territorial: uma introdução. 3. O planeamento das cidades: espaço público, habitação, redes (transportes, comunicações, água, etc.), espaços de produção e consumo. 4. Os instrumentos de planeamento em Portugal no contexto Europeu: enquadramentos normativos, princípios, objetivos, conceitos.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia usada é ativa, colocando os discentes no centro do processo e estimulando a sua autonomia; os docentes tornam-se mediadores. Regime normal a) Teste individual escrito (60%). Prova adicional nos casos em que qualquer um dos elementos de avaliação seja inferior a 8,5 valores e a média final seja superior a 9,5 valores; para o cálculo da Nota Final considera-se apenas a nota obtida na prova adicional; b) Trabalho prático de grupo (40%), sujeito a entregas parcelares, obrigatórias e apresentações de cada um dos elementos que o constituem (sujeitos a avaliação de qualitativa, após a qual os grupos podem fazer uma revisão dos elementos integrando-os na entrega final). Regime especial: 1 teste individual escrito [inclui as componentes teórica e prática] (80%) e oral obrigatória (20%). Acesso à “Época de Recurso” em caso de “Reprovação” (mínimo de 50% do total da ponderação dos elementos de avaliação ou com estatuto especial).