Disciplina Curricular

Geografia do Comércio e do Consumo GCCon

Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)

Contextos

Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 3º Ano > 431_Grupo Op_ PGT_ 5º semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Usar corretamente os conceitos chave da geografia do comércio e do consumo - Descrever as principais mudanças das paisagens comerciais e dos processos que lhes estão subjacentes. - Avaliar o potencial do comércio e do consumo na regeneração dos centros urbanos de cidades médias - Desenvolver o pensamento crítico através da resolução de problemas ligados ao consumo e às atividades comerciais. - Recolher, organizar e sintetizar informação sobre as mudanças do comércio e o papel do consumo na produção e vivência da cidade contemporânea - Desenvolver argumentos lógicos sobre as relações entre o comércio, o consumo e a cidade - Comunicar com eficácia pensamentos e ideias sobre o comércio, o consumo e a cidade - Cooperar com os colegas na resolução de problemas e na tomada de decisões. - Analisar problemas mediante a identificação de questões, a inventariação de hipóteses, a avaliação do potencial e limitações das soluções e a opção pela(s) mais adequada(s).

Programa

A Geografia do Comércio e do Consumo constitui uma iniciação à abordagem das questões do comércio e do consumo em contexto urbano. Através da metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP), a análise de estudos de caso e a leitura ativa de textos de referência, os alunos são convocados a desenvolverem o conhecimento e o pensamento crítico sobre a evolução das relações do comércio com a cidade e o papel do consumo na produção e vivência da cidade contemporânea, assim como fazer inferências sobre a aplicabilidade destes ao planeamento, gestão e governança da cidade, nomeadamente, através da conceção e desenvolvimento de pequenos projetos de regeneração urbana.

Métodos de ensino e avaliação

A Unidade Curricular está concebida para funcionar integralmente em regime de Problem-based Learning (PBL). Os estudantes são convidados a resolver três problemas de acordo com a metodologia "The Maastricht Seven Jump, que combina o trabalho de equipa ( na sala de aula) com o estudo autónomo (fora da sala de aula). Na operacionalização do processo de ensino-aprendizagem recorre-se de forma sistemática ao uso de ambientes híbridos de aprendizagem (figitalização) e a plataformas colaborativas de aprendizagem (google-docs, google apresentações...). A avaliação na unidade curricular é constituída pelos seguintes elementos: Regime normal: - Resolução de 3 problemas: 60% - 4 Testes (30 minutos cada): 40% Regime especial: - 1 Teste final: 50% - 1 Trabalho prático com apresentação oral: 50% UC passível de realizar em “Época de recurso”, segundo os critérios definidos no RGAP do 1º Ciclo.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre