Disciplina Curricular

SIG no Planeamento Local SIGpl

Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)

Contextos

Grupo: 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 3º Ano > 431_Grupo Op_ PGT_ 5º semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Demonstrar que as cidades e regiões funcionam como sistemas integrados e necessitam de abordagens de planeamento integrado com recurso a SIG - Entender a articulação entre normas gerais de planeamento e ordenamento do território e a especificidade da informação geográfica; - Entender a natureza da informação geográfica, a sua organização, gestão e utilização nas diversas escalas, assim como as questões de interoperabilidade em SIG; - Desenvolver soluções de projeto, simulando situações reais de trabalho de SIG Competências: - Dotar os estudantes de ferramentas, métodos e pensamento espacial sistémico para resolver problemas de planeamento territorial complexos com recurso à informação geográfica e aos SIG - Saber definir e aplicar as diferentes valências da informação geográfica e dos SIG às diferentes etapas do planeamento e gestão do território. - Saber conceber soluções em SIG para a resolução de problemas de planeamento e gestão do território à escala local;

Programa

Tendo em consideração que: mais de 50% população mundial vive nas cidades; as dinâmicas espaciais ocorrem com maior velocidade e as cidades e regiões confrontam-se com a transição energética e ecológica, e com a necessidade de coesão social; 80% das decisões de empresas e instituições públicas são tomadas com recurso a informação espacial; - a estrutura de conteúdos considera que: 1. o planeamento e a gestão de cidades e regiões requer ferramentas espaciais que permitam analisar a informação de forma rápida, coerente, eficiente e integrada; 2. a informação geográfica (IG) é o elemento de continuidade que permite facilitar diagnósticos, desenhar uma visão de futuro, apoiar a construção, revisão ou monitorização de um instrumento; 3) a IG de produção, utilização e disponibilização pública requer regras e segue etapas e desafios na sua elaboração. São apresentados casos de estudo que mostram como é tratado o tema da IG na aquisição, gestão de base de dados, análise e comunicação.

Métodos de ensino e avaliação

Metodologia de ensino baseada na participação do/a estudante e assente, na sua maioria no desenvolvimento de um projecto de simulação de uma situação real de criação/utilização de informação geográfica no planeamento e gestão de uma cidade ou região. RN: Trabalho prático de grupo: relatório (40% sobre a nota final) + entrega/apresentação periódica de resultados (30%). Teste individual – 30% RE: Igual, possibilidade de desenvolver trabalho individualmente Prova Adicional nos casos em que um dos elementos de avaliação seja inferior a 8,5 valores e a média final seja superior a 9,5 valores. Para o cálculo da Nota final considera-se: a nota obtida na Prova Adicional que contará com o peso correspondente ao elemento de avaliação com nota inferior a 8,5 valores, sendo o restante peso correspondente à nota obtida no final do semestre.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre