Disciplina Curricular
Geografia Económica GEco
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Mobilizar os conceitos-chave e as perspetivas teóricas da geografia económica - Identificar os principais agentes económicos e o seu papel nas dinâmicas de transformação da economia global - Discutir os processos de reorganização espacial das atividades económicas, em diferentes escalas - Conhecer as dinâmicas económicas de diferentes setores de atividade e os processos de transformação socioeconómica em distintas regiões do mundo - Conhecer os principais indicadores macroeconómicos e de desenvolvimento regional e local - Aplicar os conceitos fundamentais da Geografia Económica em diferentes situações - Problematizar a relevância territorial dos principais agentes da economia com base em estudos de caso - Identificar e interpretar os processos de segmentação dos mercados de trabalho e os seus efeitos na desigualdade de género, raça e etnia, em diferentes escalas - Discutir as causas do crescimento económico e do desenvolvimento territorial desigual
Programa
Esta unidade curricular aborda a organização espacial das atividades económicas, no contexto da economia global. Inclui ainda uma componente de métodos e técnicas de análise económica e do desenvolvimento territorial. 1. Geografia Económica: objeto, conceitos e perspetivas teóricas. 2. Processo histórico de formação da economia-mundo. 3. Teorias de localização e organização espacial das atividades económicas: agricultura, indústria e serviços. 4. Ciclos económicos, inovação tecnológica, difusão de inovações e reorganização da divisão territorial do trabalho. 5. Empresas multinacionais como agentes da globalização: redes de produção global 6. Sistemas financeiros e globalização financeira 7. As aglomerações metropolitanas como polos privilegiados da economia global 8. Globalização, urbanização, migrações, género e desigualdade 9. Globalização, desenvolvimento e desigualdades socioespaciais em múltiplas escalas geográficas.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular inclui aulas teóricas e práticas. As primeiras envolvem métodos expositivos na sala de aula (tópicos de orientação, mapas e gráficos, tabelas e pequenos textos), além da interação com os alunos, com apoio de TIC. As aulas práticas implicam aprendizagem mais ativa e participativa, para a promoção de capacidades e competências horizontais, em torno da realização de um trabalho de grupo e exercícios / discussões de apoio. Regimes de Avaliação: a) Ordinário - 2 testes, valendo o primeiro 20% e o segundo 45% - 1 trabalho prático de grupo (20%) - Exercícios efetuados durante as aulas práticas e registo da assiduidade e da participação (15%) b) Especial 1. Entrevista (20%) 2. Teste global (60%) 3. Trabalho prático individual (20%) Em todos os casos, para efeitos de aproveitamento, a média da componente teórica (obtida pela ponderação conjunta dos dois testes) não poderá ser inferior a 8,00 (oito) valores.