Disciplina Curricular

Análise e Gestão de Recursos Hídricos AGRH

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Conhecimento do funcionamento hidrológico das bacias hidrográficas; - Conhecimento dos fatores condicionantes da localização e renovação das reservas hídricas dos sistemas aquíferos; - Conhecimento dos riscos hidrológicos e dos fatores que os desencadeiam e condicionam; - Conhecimento dos objetivos e conteúdos dos planos de recursos hídricos, a várias escalas (nacional, regional e de bacia). Competências: - Usar com rigor conceitos geográficos e hidrológicos na abordagem de questões sobre a água; - Desenvolver a capacidade de seleção da informação e de métodos e técnicas de análise dos dados hidrológicos; - Desenvolver o raciocínio indutivo e dedutivo; - Desenvolver a capacidade de caracterização e diagnóstico das situações hidrológicas; - Desenvolver a observação das formas e paisagens fluviais inseridas em contextos geográficos específicos.

Programa

1. A Hidrosfera e os Hidrossistemas. O ciclo hidrológico e a renovação das reservas de água nos diversos hidrossistemas. Avaliação dos recursos hídricos renováveis de uma região: o balanço hídrico. 2. Os Sistemas Aquíferos. Os recursos hídricos subterrâneos e seus fatores condicionantes. Tipos de aquíferos. Relação entre a permeabilidade do subsolo e a vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos. 3. As Bacias Hidrográficas. Definição e tipologia. Componentes do escoamento fluvial. Os grandes tipos de regimes fluviais. Metodologias de análise dos elementos dos regimes fluviais. Fatores do escoamento fluvial: clima, componentes das bacias e ação humana. Tipos de leitos fluviais e sua ligação ao ordenamento do território. 4. Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos. Instrumentos legislativos sobre a Água. Objetivos e conteúdos dos vários tipos de Planos de recursos hídricos.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino está dividido em: aulas teóricas, que são sessões expositivas, com recurso a mapas, esquemas, quadros-¬síntese e imagens, através de meios audiovisuais; aulas práticas, que são de aplicação dos conhecimentos teóricos, e incluem o cálculo do balanço hidrológico, a análise morfométrica duma bacia hidrográfica e a quantificação e interpretação de um regime fluvial. Há ainda uma visita de estudo, em se pretende desenvolver a capacidade de observação da dinâmica da água na bacia hidrográfica e dos impactes da ação humana, através das modificações da ocupação e uso do solo e da construção de barragens e açudes. A matéria teórica é avaliada por dois testes teóricos (25 % + 25 %), que incluem a avaliação da saída de campo, e a matéria prática por dois testes práticos (20 % + 25 %), todos individuais e presenciais. Está incluída ainda a avaliação da assiduidade (5%). Estudantes com avaliação em regime especial: 2 testes teóricos (25 % + 30 %); 2 testes práticos (20 % + 25 %).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre