Disciplina Curricular
SIG e Deteção Remota SDRem
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Desenvolver e consolidar os conceitos e os princípios de análise em SIG matricial; - Compreender como atuam os processos em dados matriciais; - Conhecer as diferenças entre os vários métodos de interpolação de dados; - Introduzir os conceitos e terminologia associados à deteção remota; - Compreender os procedimentos de aquisição e de tratamento de imagens de satélite. Competências: - Dominar as funcionalidades de um SIG matricial; - Saber criar superfícies contínuas a partir de dados quantitativos descontínuos; - Conhecer e saber utilizar os diversos processos de análise em SIG matricial; - Conhecer e identificar os diversos tipos de fontes de deteção remota e a informação espacial disponível; - Dominar os princípios básicos de tratamento e de classificação de imagens de satélite.
Programa
1.As estruturas de dados geográficos: breve revisão 1.1. Funcionalidades associadas a dados matriciais e a dados vetoriais 1.2. Conversão entre estruturas de dados: matricial – vetorial – matricial 2. Modelos de interpolação de dados espaciais 2.1. Matriciais: Spline e IDW 2.2. Vetoriais: TIN 3. Processos de análise em dados matriciais 3.1. Funções topográficas 3.2. Funções: locais, vizinhança e zonais 4. Métodos de análise espacial 4.1.Cálculo de distâncias e proximidades 4.2 Operações de sobreposição de mapas 5. Princípios físicos da deteção remota 5.1. Fontes de energia e espectro de radiação 5.2. Tipos de sistemas e de plataformas 5.3. Características das imagens 4.Métodos e técnicas de classificação de imagens de satélite 4.1. Processamento digital de imagem 4.2. Classificação de imagens de satélite
Métodos de ensino e avaliação
Sessões teóricas: exposição em plenário e análise crítica. Sessões práticas: pesquisa, aplicação de técnicas e modelação cartográfica. Sessões tutoriais: principalmente após sessão teórica, como fórum de discussão e de esclarecimento de dúvidas. Todos os elementos de avaliação são classificados de 0 a 20 valores. Regime de Avaliação Normal Os alunos deste regime realizam três provas: 1 teste prático final presencial (55% da avaliação); 2 fichas de avaliação teórico-práticas, presenciais, com um peso na avaliação final de 20% cada. A nota final conta ainda com a avaliação do progresso na aprendizagem de cada aluno (5%), baseada no trabalho desenvolvido nas aulas práticas e na participação do aluno. Regime de Avaliação Especial Os alunos deste regime realizam duas provas: 1 teste prático final, presencial (60% da avaliação); 1 teste teórico-prático, escrito e presencial (40%).