Disciplina Curricular
Climatologia Cli
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Conhecer as bases físicas da climatologia e compreender o funcionamento do sistema climático. - Compreender as alterações do clima e sua expressão territorial - Compreender as causas e consequências da distribuição dos fenómenos climáticos à superfície da Terra e os grandes problemas ambientais relacionados com as condições e as alterações do clima nas diversas escalas. - Adquirir conhecimentos sobre os recursos e os riscos naturais de origem climática Competências: - Conhecer os procedimentos de monitorização de informação climática na escala local - Identificar as consequências dos fenómenos e das mudanças climáticas no território - Identificar as consequências das alterações climáticas nos indivíduos e nas populações - Utilizar fontes estatísticas disponíveis para o conhecimento do clima, bem como métodos e técnicas de tratamento de dados climáticos - Representar gráfica e cartograficamente, de forma crítica, informação climática de base territorial
Programa
Parte I – Noções básicas de climatologia Tema 1: O sistema climático. O tempo e o clima. Escalas Climáticas Tema 2: A temperatura do ar à superfície da Terra. Variação espacial, regimes térmicos estacionais e diurnos Tema 3: A circulação geral da atmosfera: causas e mecanismos Tema 4: A humidade, a nebulosidade e a precipitação: mecanismos e factores da sua repartição global Tema 5: A classificação climática de Köppen Parte II – Recursos naturais e problemas ambientais relacionados com condições e alterações climáticas Tema 6: Recursos associados ao Clima. Tema 7: Riscos climáticos, eventos meteorológicos extremos e seus impactos: vagas de calor e frio, cheias e secas, tempestades. Tema 8: Impactes das alterações climáticas, medidas de mitigação e adaptação.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas têm uma duração aproximada de 60 min, e são dedicadas à apresentação e análise dos conteúdos teóricos, metodologias de ensino que são mais dirigidas à aquisição de conhecimentos substantivos e processuais; nas aulas práticas, os estudantes realizam pequenos exercícios, individuais ou em grupo, metodologia mais destinada à aquisição de competências instrumentais e interpessoais. Regime de avaliação ordinário - os alunos realizam três elementos de avaliação: - 2 testes teórico: 60% (30% + 30%) - 2 testes práticos 40% (15% + 25%) Regime de avaliação alternativo – os alunos realizam dois elementos de avaliação: - 1 teste teórico (60%) - 1 teste prático (40%) Nota: para concluírem a disciplina com sucesso, os alunos não poderão ter nota inferior a 8 (oito) valores na média dos testes teóricos.