Disciplina Curricular
Introdução à Geografia Física IGF
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Compreender a diversidade e a complexidade do sistema Terra. - Compreender os grandes processos da geodinâmica interna e externa e da sua incidência no território. - Aprender as características dos principais tipos de rochas e da sua importância nas dinâmicas geomorfológica, hidrológica e biogeográfica no território. - Entender a importância da radiação solar e do balanço energético no funcionamento do sistema climático. - Compreender os diversos processos e ações associados às mudanças ambientais e das consequências induzidas com repercussão territorial. Competências: - Desenvolver e aplicar conceitos básicos da geografia física relevantes para o ordenamento do território. - Identificar os elementos e os processos dos subsistemas que constituem o sistema Terra. - Compreender os conceitos de mudança e evolução e identificar as possíveis consequências territoriais das mudanças ambientais.
Programa
1. Introdução: Domínios e objetivos dos estudos da Geografia Física. A dinâmica dos sistemas naturais. As aplicações da Geografia Física moderna na avaliação e gestão de recursos e riscos naturais no ordenamento do território. 2. O Sistema Terra e os seus subsistemas: Características e composição. 3. O sistema tectónico global: A tectónica de placas, tipos de contactos e consequências geodinâmicas. 4. O Ciclo geológico e o ciclo petrogenético. Os principais tipos de rochas e a sua organização na litosfera. As estruturas geológicas. 5. A radiação solar e o sistema climático global: Ritmos de iluminação e distribuição da radiação solar à superfície da Terra. O balanço energético do sistema Terra-Atmosfera. 6. As mudanças ambientais e os seus impactos nos sistemas naturais.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino é conduzido através de aulas teóricas e aulas práticas. A exposição nas aulas é apoiada por projeção de diapositivos disponibilizados antecipadamente aos estudantes. Nas aulas é promovida a discussão de questões. Nas aulas práticas realiza-se: a observação e classificação de rochas a partir de amostras de mão das principais rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas; cortes geológicos simplificados a partir de fichas de exercícios, analisados conjuntamente e com apoio personalizado; e realização de exercícios sobre o balanço radiativo, a partir de fichas e de problemas lançados no quadro. Regime Normal - 2 Testes práticos: 20% + 20% - 2 Testes teórico-práticos final: 30+30% Uma classificação média nos testes teórico-práticos inferior a 7,0 valores implica a reprovação na disciplina. Regime Especial - 2 Testes práticos: 20% + 20% - 1 Teste teórico-prático final: 60% Uma classificação no teste teórico-prático final inferior a 7,0 valores implica a reprovação na disciplina.