Disciplina Curricular

Cartografia Temática CTem

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - conhecer as especificidades da informação cartográfica; - desenvolver atitudes críticas na utilização e leitura dos mapas; - conhecer as regras e as ferramentas para a elaboração de mapas temáticos. Competências: - identificar os principais tipos de documentos cartográficos; - compreender os princípios metodológicos básicos da Cartografia Temática; - distinguir os diferentes elementos do mapa e utilizá-los; - compreender os principais sistemas de referenciação nacionais e internacionais; - identificar, interpretar e utilizar criticamente a informação cartográfica; - dominar o processo cartográfico, as suas diferentes etapas e os seus principais mecanismos; - usar diferentes fontes cartográficas para o conhecimento do território; - localizar pontos ou objetos nos mapas com recurso aos sistemas de coordenadas; - tratar e representar informação em mapas temáticos simples (pontuais, lineares e em mancha).

Programa

1. Cartografia e mapa Conceitos, domínios da Cartografia e tipos de mapas. Elaboração e utilização de mapas. 2. Mapas temáticos – tipos e características Os dois planos da informação: tema e fundo. Natureza da informação e fontes de dados cartográficos. Etapas de construção de um mapa temático. Níveis de leitura e funções dos mapas temáticos. 3. Elementos e conceção global do mapa temático 4. Tipos de representações cartográficas Mapas de pontos e de símbolos proporcionais. Mapas de isolinhas e de fluxos. Mapas coropletos. 5. Escala do mapa e generalização cartográfica 6. Simbolização cartográfica Informação geográfica e símbolos cartográficos. Variáveis visuais: cor, valor e simbolização cartográfica. 7. Projeções cartográficas e sistemas de coordenadas Dos modelos da Terra à sua representação plana. Classificação e escolha das projeções cartográficas. Sistemas de coordenadas. Sistemas de referenciação e de projeção em mapas portugueses

Métodos de ensino e avaliação

Sessões teóricas: exposição em plenário e análise crítica. Sessões práticas: pesquisa, aplicação de técnicas e modelação cartográfica. Sessões tutoriais: principalmente após sessão teórica, como fórum de discussão e de esclarecimento de dúvidas. Todos os elementos de avaliação são classificados de 0 a 20 valores. Avaliação regular: 2 Testes teórico-práticos (T) (60%) + 4 fichas práticas (FP) (40%) T: 30% cada - 1º teste realizado a meio do semestre e 2º no período de avaliação do final de semestre FP: 10% cada. Fichas realizadas durante as aulas (duração máxima de 1h). Avaliação Especial: a) 2 testes teórico-práticos, em data idêntica à avaliação regular: 30%+30% b) 4 fichas práticas individuais. A realização destas pode ser efetuada em bloco, no máximo de 2 fichas, em data a definir entre docente e aluno.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre