Disciplina Curricular
Metodologias de Análise de Dados MAD
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos • Conhecer as características elementares dos vários tipos e métodos de investigação e as técnicas utilizadas em cada uma das etapas do processo de investigação científica. • Conhecer os princípios éticos que devem guiar a investigação científica. • Conhecer os métodos estatísticos utilizados na recolha e na análise de informação, incluindo na amostragem. • Conhecer aplicações informáticas utilizadas no processo de investigação. Competências • Utilizar corretamente os conceitos estatísticos e outros termos técnicos. • Selecionar e utilizar os métodos e as técnicas de recolha e análise da informação, bem como o tipo de amostra e teste estatístico mais adequados a cada caso. • Utilizar tecnologias de informação e comunicação na recolha da informação e na análise quantitativa. • Estruturar a apresentação e publicação dos resultados da investigação geográfica, incluindo a publicação na World Wide Web.
Programa
1. Introdução à investigação 2. Recolha de informação geográfica 3. Análise da informação geográfica 4. Amostragem 5. Apresentação e publicação dos resultados da investigação
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos programáticos, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de aplicação dos conteúdos abordados na aula teórica, com recurso a aplicações informáticas específicas para a análise de dados. Época normal de avaliação: - Regime de avaliação ordinário: • 2 Testes (1º teste = 35%; 2º teste = 35%) • Exercícios realizados na aula (portefólio) = 25% • Participação ativa nas atividades letivas e assiduidade = 5% - Regime de avaliação especial: • 2 Testes (1º teste = 40%; 2º teste = 60%) Época especial de avaliação (época de recurso) Exame escrito (100%)