Disciplina Curricular
Sistemas de Informação Geográfica SIGeo
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Introduzir os conceitos e terminologia associados aos SIG; Compreender a forma como a informação geográfica se estrutura e organiza em ambiente SIG; Conhecer as propriedades dos objetos gráficos e a sua relação com os atributos alfanuméricos; Compreender os procedimentos de aquisição e gestão de informação em SIG; Compreender os procedimentos de análise de informação em SIG. Competências: Dominar os conceitos e utilizar corretamente a terminologia associada aos SIG; Conhecer e dominar a forma como a informação geográfica se estrutura e organiza em ambiente SIG; Ter o conhecimento dos tipos de fontes de dados digitais e a capacidade de avaliar a sua adequação para um determinado fim; Conhecer as funcionalidades de um SIG e saber qual a sua adequação aos diversos tipos de estudos; Capacidade de aquisição e de manuseamento de dados em SIG vetorial; Saber executar processos de análise simples em SIG vetorial.
Programa
1. Conceitos gerais em Sistemas de Informação Geográfica 2. Representação do espaço geográfico em SIG 3. Natureza dos dados geográficos 3.1 Características associadas aos dados geográficos 3.2 Principais estruturas de dados geográficos: modelos vetoriais e matriciais 3.3 Fontes de informação 4. Aquisição e estruturação de informação em SIG 4.1 Dados cartográficos e dados alfanuméricos 4.2 Topologia nos dados espaciais 4.3 Relação entre elementos gráficos e atributos alfanuméricos 4.4 Métodos de aquisição de dados espaciais e criação de informação digital 4.5 Georreferenciação e correção geométrica 4.6 Bases de dados não cartográficos: o modelo relacional e a linguagem SQL 5. Operações de inquirição e análise em SIG vetorial 5.1 Operadores aritméticos, lógicos e condicionais 5.2 Operadores espaciais 5.3 Análise espacial: sobreposição de mapas; operações de proximidade; operações de conectividade 6. Introdução à produção de mapas temáticos
Métodos de ensino e avaliação
Sessões teóricas: exposição em plenário e análise crítica. Sessões práticas: pesquisa, aplicação de técnicas e modelação cartográfica. Sessões tutoriais: principalmente após sessão teórica, como fórum de discussão e de esclarecimento de dúvidas. Todos os elementos de avaliação são classificados de 0 a 20 valores. Regime normal: - 1 Teste presencial (60%), - 1 Trabalho prático individual (40%) Os alunos que tiverem avaliação final igual ou superior a 9,5 mas avaliação no Teste presencial inferior a 8,5, terão de realizar um segundo teste presencial. Nestes casos, a avaliação final será a média da avaliação do segundo teste presencial (50%) com a média obtida na avaliação regular (50%). Regime especial: - 1 Teste presencial (70%) - 1 Trabalho prático individual (30%) As condições de aprovação são idênticas às dos alunos do regime normal