Disciplina Curricular
Geografia Física de Portugal GFPor
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Conhecimento dos contrastes físicos do país - Conhecimento dos recursos naturais nacionais e das suas potencialidades - Conhecimento dos riscos naturais e sua diferenciação regional Competências: - Usar a linguagem geográfica na abordagem de questões sobre Portugal - Desenvolver a capacidade de seleção de informação, das técnicas e dos documentos em estudo de casos concretos - Desenvolver o raciocínio indutivo e dedutivo - Desenvolver com rigor estudos de caraterização e diagnóstico físico - Desenvolver trabalho de equipa - Pensar o País de uma forma integrada através do conhecimento dos seus contrastes regionais
Programa
1. Formação e evolução do território. Caraterização das unidades morfoestruturais no território português: Maciço Antigo, Orlas Sedimentares, Bacias Sedimentares e Arquipélagos de Madeira e Açores. As grandes unidades de relevo. Recursos e riscos geológicos e geomorfológicos: diferenciação regional. 2. Diversidade climática regional. Fatores do clima. Tipos de tempo e riscos climáticos. Regiões climáticas de Portugal. O clima e as energias alternativas: potencialidades regionais. 3. Os recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Bacias hidrográficas: balanço hídrico e uso da água. Riscos hidrológicos. 4. Síntese regional dos contrastes físicos, dos recursos naturais e dos riscos.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas têm uma duração aproximada de 60 min, e são dedicadas à apresentação e análise dos conteúdos teóricos, metodologias de ensino que são mais dirigidas à aquisição de conhecimentos substantivos e processuais; nas aulas práticas, os estudantes realizam pequenos exercícios, individuais ou em grupo, metodologia mais destinada à aquisição de competências instrumentais e interpessoais. Regimes de avaliação normal e especial: 2 testes teóricos individuais (20%+30%) + 1 trabalho prático de grupo com apresentação oral (45%) + assiduidade (5%). Um dos testes teóricos deve ter, obrigatoriamente, a nota mínima de 9,5. O trabalho prático desdobra-se em 3 elementos de avaliação: 1º apresentação oral (5%), 2º apresentação oral (10%) e relatório escrito (30%). A assiduidade compreende a saída de campo (obrigatória) e a frequência às aulas, de acordo com as regras do Regulamento geral de Avaliação dos Cursos do 1º ciclo.