Disciplina Curricular

Geografia Social e Cultural GSCul

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: - Compreender as relações entre a organização social e espacial a diferentes escalas - Identificar e perceber as formas de organização social e as suas expressões territoriais - Compreender a relação entre mobilidade social e mobilidade territorial - Perceber as expressões territoriais da exclusão social e da pobreza - Discutir os diferentes significados de cultura e a sua ligação aos conceitos de lugar, comunidade e paisagem - Debater o papel da cultura na globalização Competências: - Aplicação dos conceitos fundamentais - Articulação de diferentes escalas geográficas e temporais na interpretação dos fenómenos e processos sociais e culturais - Seleção de indicadores e interpretação de resultados de análises estatísticas - Problematização de situações a partir de casos concretos - Colaboração e cooperação - trabalho em equipa - Pensamento crítico e atitude criativa - Compreensão e respeito pela diversidade social e cultura

Programa

- Espaço e sociedade. De que modo as sociedades configuram os espaços, a diferentes escalas, e de que modo a geografia condiciona as relações sociais? - Diferença e desigualdade sócio-espacial. A expressão territorial dos grupos e das relações sociais. O envelhecimento. Os jovens. As relações de género. A etnicidade. Pobreza, inclusão e coesão social e espacial. A segregação sócio-espacial. - Mobilidade social e geográfica. Estratificação Social: classes sociais e outras formas de hierarquização. Educação e mobilidade. Migrações, desenvolvimento e subdesenvolvimento. Migrações e integração social. - O sentido dos lugares: território, identidade e cultura. Natureza e cultura. A memória e o ‘espírito’ dos lugares. Paisagens simbólicas. - Noção de cultura. Globalização, mercadorização e massificação da cultura. A cultura como meio de comunicação entre povos. Cultura, conflito, contestação e resistência. - Desporto, identidade e globalização.

Métodos de ensino e avaliação

UC com aulas teóricas e práticas. Nas primeiras, os docentes expõem conceitos e conteúdos fundamentais e os alunos são incentivados a questionar e a explorar mais. Nas práticas, efetuam-se exercícios diversos com recurso a vários elementos de apoio. Há uma visita de estudo que suporta um trabalho de grupo em que se aplicam tópicos da UC (elemento central da aval. prática). Avaliação: Regime normal - Assiduidade, particip. aulas práticas (exercícios): 10% - Trab. Grupo (Rev. Bib+Apresent.+Relatório): 30% - Questões Rápidas (Teóricas): 15% - 1ºTeste: 15% - 2ºTeste (Todos os conteúdos): 30% Regime Especial - Teste escrito (65%) e Trab. individual com apres. oral (35%). UC passível de realizar em “Época de Recurso”. Só para alunos que reprovaram na época normal, i.e. que perfaçam o mínimo de 50% do total da ponderação dos elementos de avaliação ou com estatuto especial, segundo critérios definidos no RG de Aval. Pedagógica do 1º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre