Disciplina Curricular
Introdução à Geografia Humana IGH
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Reconhecer a diversidade do planeta e suas implicações para a vida humana. - Compreender as relações entre sociedade e espaço. - Apreender o valor da perspetiva geográfica no estudo das dinâmicas demográficas, económicas e políticas e a relação entre escalas. - Entender o processo de globalização e diferenciação espacial. - Refletir sobre o exercício do poder político sobre o território. - Desenvolver o espírito crítico de interpretação e análise espacial em Geografia Humana. Competências: - Aplicar os conceitos fundamentais da Geografia e usar a terminologia geográfica de forma adequada. - Combinar as dimensões espaço-tempo na interpretação dos fenómenos e processos geográficos. - Compreender a articulação das diversas escalas na interpretação dos fenómenos e processos espaciais. - Discutir os principais aspetos das mudanças geográficas contemporâneas de regiões e cidades. - Usar fontes estatísticas, documentais e cartográficas para o conhecimento do território.
Programa
1.Introdução O que estuda a Geografia Humana História (breve) do pensamento geográfico no contexto das ciências 2.Globalização e espaço Mudança global: do mundo pré-moderno à globalização contemporânea Globalização e desigualdades do desenvolvimento 3.Urbanização e sistemas urbanos Processo de urbanização Sistemas urbanos e escalas nacional e global Megacidades e cidades periféricas 4.População, recursos e desenvolvimento (in)sustentável Geografias e dinâmicas da população: envelhecimento, migração, saúde e bem-estar Crescimento e crise ambiental: mudança climática, recursos e energia, sustentabilidade 5.Cultura e espaço Cultura e identidade: género, idade, classe e etnicidade Cultura, lugar e paisagem 6.Poder e território: sistema internacional, estado e cidadania Território e territorialidade Nacionalismos, Estado-nação Identidade, poder e cidadania
Métodos de ensino e avaliação
Regime Normal - Teste escrito intermédio (25%), teste escrito final (40%), 3 fichas individuais e trabalho de grupo (15%+15%) e participação ativa nas aulas práticas (5%). Se a média final for positiva e a média da componente teórica inferior a 9 valores, o/a estudante deverá realizar um exame oral cuja nota deverá ser positiva para ser aprovada/o. Regime Especial - Teste escrito final (65%), 1 trabalho prático individual + discussão oral (35%) (a presença na prova oral é obrigatória para atribuição de nota na componente prática). Época de Recurso - O acesso a esta Época só é possível a estudantes que tenham “reprovado” na época normal, i.e. que perfaçam o mínimo de 50% do total da ponderação dos elementos de avaliação, ou se enquadrem no estatuto especial definido no Regulamento Geral de Avaliação Pedagógica do 1º Ciclo. (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)