Disciplina Curricular
Migrações Africanas MA
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 400_Grupo de Op GF ou GH (Perfis GF, GH, CSIG)_4º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: • Dominar conceitos e técnicas básicas da análise das migrações em ciências sociais; • Compreender os fundamentos das principais correntes de explicação teórica das migrações; • Compreender o quadro dos movimentos migratórios internacionais de africanos, em geral, e dos PALOP, em particular, enquadrando-o no contexto global; • Identificar os principais desafios que se colocam à inserção de populações africanas nas sociedades de destino; • Adquirir conhecimentos sobre movimentos políticos e culturais formados na diáspora ao longo do século XX (negritude e pan-africanismo) e o seu impacto posterior na reflexão sobre os movimentos culturais a nível transnacional (Ex: o Atlântico negro); • Analisar alguns exemplos das culturas negras do Atlântico em diversos registos: arte, música, cinema. Competências: • Utilização de técnicas estatísticas simples para determinar e analisar as migrações; • Mobilização de teorias e conceitos de forma a interpretar e compreender processos migratórios; • Problematização dos processos de migração e de integração dos imigrantes com base em análise de dados, leituras, análise de documentos e observação directa; • Compreensão e Problematização do conceito de diáspora negra e dos movimentos culturais transnacionais que lhe estão associados; • Organização e gestão do trabalho em equipa.
Programa
Parte A – Conceitos, instrumentos e enquadramento das migrações africanas 1. Conceitos, determinação de fluxos e tipologia das migrações 2. Introdução às teorias explicativas das migrações 3. Principais dinâmicas migratórias no continente africano: fundamentos e migrações nos períodos colonial e pós-colonial 4. Migrações de africanos para outros continentes: quadro geral e especificidades dos PALOP - Sistemas migratórios, locais de origem e de destino - Migrações de trânsito e lugares de passagem 5. Questões de inserção dos imigrantes Africanos - Modelos de Inserção de imigrantes – experiências e desafios; - Impactos dos imigrantes africanos na demografia e na economia dos países de destino 6. Relações dos imigrantes africanos com os países e a(s) cultura(s) de origem: transnacionalismo, co-desenvolvimento, fluxos económicos e fluxos culturais. Noção de diáspora e introdução aos processos de hibridez cultural e reconstrução identitária. Parte B - Cultura e identidades negras na diáspora 1. Migrações e diásporas 2. Diásporas e formações de comunidades imaginadas para além da nação 3. Pan-africanismo, negritude, e identidades na diáspora 4. O Atlântico Negro (Paul Gilroy), o mundo em relação (Edouard Glissant) e as suas culturas: arte, cinema e música (Partes A+B) – Elementos/Actividades de suporte empírico aos conteúdos e de ligação dos dois blocos da UC: 1. Interação com representantes de organizações e imigrantes dos PALOP e seus descendentes residentes na AML (encontro presencial na Faculdade ou via zoom). Temáticas: Urbanismo, cultura, arte, integração, racismo e migração. 2. Sessão de cinema/documentário sobre experiência migratória africana, com análise e debate. (opcional)
Métodos de ensino e avaliação
Regime normal: 2 testes (um referente a cada parte) – 30% x 2 = 60%(*) Ensaio de grupo (grupos de 2 alunos) – 1ª parte da UC (Geo)- (15%) Apresentações, exercícios individuais e colectivos, participação ativa nas actividades de ligação da UC (sessões abertas estudo, etc.) – 25% Regime especial: 2 testes (um referente a cada parte) – 35% x 2 = 70%. 2 trabalhos individuais, eventualmente sujeitos a discussão oral (15% x 2 = 30%). (*) Eventualmente, o 2º teste pode ser substituído por um trabalho individual (situação a definir no decurso da UC).