Disciplina Curricular
Perspetivas em Geografia PG
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: - Enquadrar a Geografia nas ciências da terra e nas ciências sociais; - Discutir as bases teóricas e conceptuais da Geografia; - Discutir a especificidade e a importância da Geografia para o desenvolvimento económico, a coesão social, a formação para a cidadania e a sustentabilidade ambiental; - Problematizar a utilidade social da Geografia. - Estimular o trabalho de grupo; - Promover a observação directa Competências: - Utilizar correctamente conceitos geográficos em descrições orais e escritas; - Discutir um conceito segundo várias perspectivas; - Problematizar questões geográficas tanto através da observação directa como da realização de leituras; - Identificar elementos essenciais de um texto, de uma imagem ou de uma representação gráfica ou cartográfica na construção de pósteres; - Utilizar métodos científicos na análise geográfica; - Trabalhar em equipa; - Realizar trabalho de campo, interpretar criticamente e transmitir, por outras formas, a informação recolhida.
Programa
1. O objecto de estudo e os métodos da Geografia. Unidade disciplinar, Geografia Física e Geografia Humana 2. Evolução do pensamento geográfico 2.1. A institucionalização universitária da Geografia no século XIX 2.2. Positivismo e historicismo na Geografia Humana: entre F. Ratzel e a geografia regional «vidaliana» 2.3. A geografia neopositivista ou «nova geografia» 2.4. A geografia crítica ou «radical» 2.5. Geografia humanista, geografia das representações e geografia pós-moderna 2.6. Diferentes perspectivas na Geografia Física 3. Conceitos fundamentais da Geografia: evolução e interpretação 3.1. Sistemas e processos geográficos 3.2. Ambiente e paisagem 3.3. Espaço, região, território e lugar 3.4. Limites, descontinuidades e fronteiras 3.5. Globalização e escalas geográficas: do local ao global 4. A utilidade social da Geografia na actualidade: formação dos cidadãos, ordenamento do território, riscos ambientais, desenvolvimento sustentável, geopolítica e mobilidades.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino da unidade curricular combina aulas teóricas expositivas, alicerçadas na transmissão do conhecimento pelo docente, com aulas práticas, onde se privilegia a realização e o acompanhamento de exercícios de trabalho de grupo. Inclui também uma jornada de trabalho de campo. Regime normal: Teste final (individual, mínimo 7,5 valores) - 50% Exercício de “trabalho de campo” (grupo)-15% Trabalho de grupo (póster) - 25% - Apresentação nas duas últimas aulas práticas. Assiduidade e participação - 10% Regime Especial de Avaliação - Trabalho individual sobre três conceitos geográfico, uma obra fundamental da Geografia, um/a geógrafo/a ou uma entidade ou um evento apresentado nas aulas e entrevista - 40%; - O mesmo teste final dos restantes alunos, mas com peso de 60%.