Disciplina Curricular

Técnicas e Instrumentos do Urbanismo e Planeamento TIUP

Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)

Contextos

Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: 1. Transmitir de uma forma coesa e coerente, os elementos básicos e reguladores, do planeamento urbanístico português, que coexistem de uma forma dispersa, estabelecendo uma ferramenta comum de uma reflexão crítica, sobre o que sustenta, e a que se vinculam as figuras de planeamento urbanístico no contexto espacial português; 2. Experimentar e experienciar tanto a capacidade de agregar uma metodologia de trabalho consistente com o intuito de produzir uma análise urbana focalizada, recorrendo a diferentes instrumentos do urbanismo, num exercício que incide sobre a programação de redes de equipamentos coletivos para uma Freguesia urbana. Competências: Formação de uma linguagem básica, e um corpo sólido de informação, sobre os conteúdos instrumentais do urbanismo português. Estabelecer um nexo entre este instrumental “pesado” do planeamento urbanístico, e uma avaliação crítica, tanto das práticas urbanísticas, como da complexidade urbana e problemáticas associadas.

Programa

1. O planeamento como procedimento aplicado a uma realidade em mutação; 2. O planeamento urbanístico : - Estruturas de suporte: corpo conceptual base, corpo legal, corpo espacial e territorial, corpo técnico, científico e político; - Suportes e instrumentos de apoio à elaboração: a gestão urbanística; os planos municipais de ordenamento do território, indicadores e parâmetros urbanísticos; - Procedimentos básicos de suporte à elaboração: abordagem inicial; análise e diagnóstico; cenarização e proposta; figura plano.

Métodos de ensino e avaliação

É privilegiada uma aproximação e dinâmica teórico-prática, a qual valoriza: 1. O estímulo individual à sistematização do conhecimento adquirido através da participação em aula, apoiada em casos de estudo e exercícios práticos com incidência na utilização dos instrumentos de planeamento e urbanismo; 2. A reflexão crítica sobre o espaço urbano e sua transformação, estimulando o aluno tanto na vertente individual, como na vertente de trabalho de equipa a desenvolver a gestão do seu desenvolvimento em diálogo com o professor, apoiada em tutorias. Avaliação Regime Normal: Trabalho prático: incidência de 50% sobre a nota final; Teste Final: incidências de 50% sobre a nota final. Regime Especial: Trabalho prático: incidência de 20% sobre a nota final; Teste Final: incidências de 80% sobre a nota final. Obs. Será realizada uma Prova Adicional nos casos em que um dos elementos de avaliação seja inferior a 8,5 valores e a média final seja superior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre