Disciplina Curricular
Teorias e Políticas de Desenvolvimento Regional TPDReg
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Compreender e debater as principais dimensões analíticas bem como os diferentes entendimentos político-ideológicos do desenvolvimento regional (abordagens neoclássica, keynesiana, institucionalista, localista, pós-colonial) - Discutir os processos de desenvolvimento territorial numa perspetiva multi e inter-escalar. - Constituir uma opinião fundamentada sobre as políticas europeias de desenvolvimento regional. Competências: - Discussão de conceitos e perspetivas de desenvolvimento regional. - Articulação das diversas escalas geográficas na interpretação dos fenómenos e dos processos. - Identificação e interpretação das dinâmicas territoriais. - Mobilização de saberes de outras disciplinas para o desenvolvimento de uma perspetiva integrada do território. - Utilização de diversas fontes documentais e cartográficas para o conhecimento do território. - Elaboração de diagnósticos, estratégias e intervenções de desenvolvimento territorial.
Programa
1. Perspetivas do Desenvolvimento Regional Evolução da problemática do desenvolvimento territorial Competitividade e coesão territorial 2. Escalas e Abrangências do Desenvolvimento Regional A questão regional As relações entre o local, o global e as regiões 3. Principais Perspetivas Teóricas do Desenvolvimento Regional As teorias convergentes As teorias divergentes 4. Agendas Temáticas Recentes do Desenvolvimento Territorial Conhecimento, inovação, criatividade e as regiões Circuitos de capital, sistema financeiro, redes de produção global e as regiões 5. As Políticas Europeias de Desenvolvimento Regional Dinâmicas de crescimento das regiões europeias Estratégias, orientações e resultados das políticas de desenvolvimento regional
Métodos de ensino e avaliação
Regime Normal: Teste escrito sumativo no final do semestre [55%]; trabalho prático [40%]; assiduidade e participação nas atividades [5%]. Se a média final for positiva e a nota da componente teórica inferior a 9 val. (sem arredondamento) deverá realizar um exame oral cuja nota deverá ser positiva para ser aprovada/o. Regime Especial: Teste escrito no final do semestre [65%]; trabalho prático individual + discussão oral [35%]. A presença na prova oral é condição obrigatória para atribuição de nota na componente prática.