Disciplina Curricular
Sistemas e Instrumentos de Planeamento SIP
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Optativas > 401_Grupo de Op Livre (Perfis GF, GH, CSIG)_4.º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: - Articular conceitos e princípios relativos ao planeamento, desenvolvimento e território; - Identificar os diversos sistemas de planeamento e de gestão territorial, e os factores que influenciam as suas variações; - Compreender a evolução do planeamento regional e urbano na Europa; - Conhecer os diplomas fundamentais (quadro legal e regulamentar nacional) relativos ao ordenamento do território e do urbanismo; - Recolher e tratar informação de carácter estratégico, técnico e científico relevante para o apoio à elaboração de instrumentos de planeamento territorial com recurso a SIG Competências: - Aquisição de conceitos, princípios, objectivos e capacidade de interpretação das dinâmicas de transformação espacial; - Análise de problemas do planeamento e ordenamento do território e a reflexão crítica sobre possíveis causas e consequências; - Discussão de diferentes pontos de vista e espírito de cooperação com outros domínios
Programa
Língua de ensino: português 1. INTRODUÇÃO E CONCEITOS 1.1. Planeamento, Ordenamento do território e desenvolvimento. 1.2. As etapas do planeamento. O diagnóstico e a SWOT na análise do sistema territorial. 1.3. Do planeamento territorial normativo ao estratégico e a necessidade de uma abordagem sistémica face aos novos desafios: sustentabilidade urbana, metropolização, "urban sprawl" e relações urbano-rurais. 2. O SISTEMA URBANO EUROPEU E NACIONAL 2.1. Sistema urbano. Tipos de redes urbanas e a construção do policentrismo. 2.2. Sistema urbano europeu: FUA. 2.3. Sistema urbano nacional. 3. ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO EUROPEU E NACIONAL 3.1. Carta de Torremolinos, EDEC e Agendas territoriais: operacionalização de conceitos 3.2. Instrumentos à escala nacional, regional, municipal. 4. Os SIG no diagnóstico de um subsistema do PROT: delimitação de cidade, dinâmicas de uso/ocupação do solo, rede de lugares e mobilidade.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de ensino assente em métodos expositivos e participativos, em que os/as estudantes discutem conceitos e analisam instrumentos de planeamento em equipe e desenvolvem ainda pequenos projetos de cariz prático, assentes em métodos quantitativos e SIG. RN: T 45% + Exercicios de avaliação contínua em sala de aula (20%) + TP Grupo 35%: 2 Apres. orais (20%, nota individual) + 1 Relat. Escrito (15%, nota de grupo) RE: T 65% + TP Individual para o total do subsistema - 35% ( Apres. 20% + Relat. Escrito 15%) Notas: -A frequência do regime normal obriga à presença mínima de 75% das aulas. O não cumprimento dessa condição implica a passagem ao R. especial. -Prova adicional nos casos em que qualquer um dos elementos de avaliação seja inferior a 8 e a média final seja superior a 9,5. Para o cálculo da Média Final considera-se a nota obtida na prova adicional. -Acesso à “Época de Recurso” em caso de “reprovado” (mínimo de 50% dos elementos de avaliação ou com estatuto especial)