Disciplina Curricular
Modelação Espacial ME
Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
Contextos
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Humana > Optativas > 407_Grupo Op Perfil GH_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Geografia Física > Optativas > 404_Grupo Op Perfil GF_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 410_Grupo Op Perfil CSIG_Op Livre_5º Sem
Período:
Grupo: 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018) > 1º Ciclo > Ramos > - Perfil de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica > Optativas > 408_Grupo Op Perfil CSIG_Condicionadas_5º Sem
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecer a importância da modelação especial/geográfica e dos modelos em Geografia; 2. Conhecer os conceitos fundamentais referentes à modelação geográfica; 3. Saber os procedimentos para a construção de um modelo geográfico: métodos e técnicas de análise e modelação fundamentais; 4. Saber ‘computar’ um modelo geográfico; 5. Saber analisar e interpretar os resultados dos modelos geográficos; métodos para avaliação dos modelos (parameterização e calibração)
Programa
1. Modelos em Geografia: Uma Introdução 2. Modelação geográfica e análise espacial: o que é? Semelhanças e diferenças 3. Modelos, métodos e dados 4. Modelação 3D. Procedimentos para a construção de um MNT 5. Visualização e representação 3D 6. Extracção de informação a partir de um MNT 7. Modelos derivados do MNT e Modelação Hidrológica 8. Modelos de interação especial: Modelo de Reilly e modelo de Huff 9. Métodos estatísticos de análise espacial: medidas de distribuição espacial; medidas de concentração/dispersão espacial 9.1. Análise de distribuição dos dados 9.2. Padrões espaciais 9.3. Relacionamentos
Métodos de ensino e avaliação
UC está organizada em aulas TP. As aulas teóricas discutem os conceitos fundamentais da modelação em geografia, e uma apreciação das vantagens e limitações dos métodos. As aulas práticas são formuladas a partir de procedimentos a implementar numa lógica de resolução de problemas reais. Avaliação Regime Normal TP (máximo 2 elementos) – 50% (Apresentação oral e discussão 20% + relatório 30%) teste escrito – 50% Regime especial: TP (40%) Teste escrito – 60%